Vereador Rafael Tanzi sugere implantação do Programa Primeiro Emprego

O Vereador Rafael Tanzi encaminhou uma Indicação ao Poder Executivo, com o objetivo de propor a implantação do Programa Primeiro Emprego.

Segundo Rafael Tanzi, o Programa Primeiro Emprego consiste na inserção de jovens no mercado de trabalho, estimula o desenvolvimento de cooperativas de trabalho e das micro, pequenas e médias empresas, fortalecendo o processo de formulação de políticas e ações de geração de trabalho e renda. “Para que São Roque possa receber o projeto, o Executivo teria que criar uma Lei que o regulamenta. Creio que o Programa Primeiro Emprego seja essencial em nosso município, que hoje oferece pouca oportunidade para ingresso no mercado de trabalho”, diz.

Rafael Tanzi explica também que o projeto contempla jovens com idade de 16 e 24 anos, regularmente inscritos nele e que não tenham tido nenhuma relação formal de emprego. “Dentro de um prazo de até seis meses, o inscrito comprovará através de documentação hábil, a matrícula e a frequência em curso de primeiro, segundo ou terceiro grau. Em contrapartida, a administração municipal repassaria à empresa participante do programa Primeiro Emprego o valor mensal equivalente a 10% do salário contratado por cada jovem que esteja trabalhando por meio do projeto, durante os primeiros seis meses do contrato de trabalho, ou abater o referido valor no ISSQN ou IPTU”, ressalta.

O Vereador Rafael Tanzi comenta que as empresas habilitadas podem contratar até vinte por cento de sua força de trabalho, sendo que as que contarem com até quatro empregados poderão contratar um jovem através do Programa. “Esse Projeto tem referências de outros municípios que obtiveram sucesso na criação de novos empregos, através do incentivo aqueles que buscam sua primeira oportunidade no mercado de trabalho”, finaliza.