Vereador Rafael Tanzi solicita reabertura de academias seguindo normas de segurança

O Vereador Rafael Tanzi protocolou na Câmara Municipal o Ofício nº 816/2020, endereçado ao Prefeito, onde solicita a reabertura das academias de ginástica localizadas em São Roque.

De acordo com Rafael Tanzi, o Governo do Estado anunciou que academias poderão reabrir para aulas individuais e com capacidade de 30% de ocupação nas cidades em que estiverem na fase amarela (três) do plano de flexibilização da quarentena. “Peço a Administração Municipal para que avalie a possibilidade de reabertura desses espaços quando São Roque mudar da fase laranja para a amarela e, caso a mudança não aconteça, que encontre uma maneira legal que permita isso”, diz.

Segundo o Vereador, as academias também são importantes para as pessoas que fazem exercícios por recomendação médica. “Muitos frequentadores malham por causa das condições de saúde ou até mesmo em virtude de reabilitação, as academias fechadas acabam atrapalhando a vida desses pacientes”, fala.

Segundo Rafael Tanzi, os proprietários das Academias estão sofrendo desde o início da pandemia. “Infelizmente os donos das Academias e profissionais da área também foram impactados com o fechamento do setor, principalmente pelo lado financeiro. E com a permissão do Governo de São Paulo, a reabertura será gradativa na fase amarela. Ou seja, as aulas ocorrerão de maneira individual, podendo funcionar por no máximo seis horas diárias, com capacidade de 30%. A entrada será feita com agendamento prévio e o aluno precisa usar máscara de proteção”, informa.

Rafael Tanzi comenta, ainda, que o Poder Público Municipal tem que estipular regras para o funcionamento desses locais. “A Prefeitura deve criar normas e posteriormente fiscalizar se as academias vão cumprir as determinações dos agentes de saúde, tais como limpeza constante dos equipamentos, distância social de 1,5 metro entre uma pessoa e outra, além do fornecimento de álcool em gel, entre outras”, finaliza.