Vereador Rafael Marreiro pede mais recursos e eficácia do Departamento de Zoonoses

Diante do aumento do número de animais soltos e abandonados pelas ruas da cidade, o Vereador Rafael Marreiro está pedindo ao Poder Público mais recursos para que o Departamento de Zoonoses tenha melhor eficácia no município.

“Tenho recebido vários relatos de munícipes com relação a animais abandonados em diversas localidades do município, o que tem me preocupado porque são animais soltos que podem transmitir doenças ou causar outros danos às pessoas em geral”, explica o Vereador.

Sobre os espaços públicos destinados ao recolhimento destes animais, Rafael Marreiro diz que não basta apenas ‘armazená-los’, é preciso mais cuidado, carinho e melhores condições de tratamento e encaminhamento para adoção. Além disso, sugere que o Departamento tenha um veterinário de plantão para o socorro destes animais caso sejam atropelados ou sofram de algum outro dano físico.

Animais de grande porte também são motivo de preocupação

A falta de cuidado por parte dos proprietários de animais de grande porte, deixando-os soltos, é muitas vezes causa de acidentes em vias públicas e em rodovias. Para a captura e guarda destes animais, o Vereador Rafael Marreiro pede equipamentos e veículos apropriados para a captura, além de espaço adequado para sua guarda enquanto aguardam sua retirada por seus proprietários.

“Só apreender os animais não é o suficiente, é preciso que seus proprietários paguem multas caras pela irresponsabilidade de não mantê-los presos e em segurança pois, soltos, oferecem risco de acidentes graves com grandes danos aos veículos e risco de vida às pessoas. Na Rodovia Eng° Renê Benedito Silva, que liga São Roque a São João Novo, por exemplo, já houveram vários acidentes graves causados por animais soltos na pista”, encerra.