Julio Mariano solicita a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a vinda de carreta para a realização de mutirão de mamografia em São Roque

O Projeto “Mulheres de Peito”  com cerca de um ano e meio de ação já atendeu mais de 50 mil mulheres. Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto possui quatro unidades móveis (carretas) equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom, que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As unidades móveis do Projeto “Mulheres de Peito”, contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que presta serviço para a Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.

Julio Mariano explica que o foco do programa é atender mulheres entre 50 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama. Mulheres nesta faixa etária não precisam de pedido médico para realizar o exame na carreta. Fora desta faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenha em mãos um pedido médico que pode ser emitido tanto pela rede pública de saúde quanto particular. Esta semana, o Vereador Julio Mariano entrou em contato por e-mail com a Sra. Roseni que faz parte da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem que é responsável pela disponibilização destes serviços para verificar a possibilidade da Estância  Turística de São Roque ser contemplada com o Programa “Mulheres de Peito”.

Como justificativa o Vereador informou que no momento são mais de 600 mulheres na fila da Rede Básica de Saúde a espera de um exame de mamografia. E que este número pode aumentar e muito, já que estas mulheres em sua maioria não são as que se encontram na faixa de 50 a 69 anos de idade. “A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres é a causa mais frequente de morte por câncer. As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores”, explica o Vereador.

A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. “Quando estive à frente da Administração da Santa Casa presenciei casos de mulheres que perderam a vida por causa do câncer de mama. Sem dúvida disponibilizar estes exames é ir de encontro em atender as necessidades destas mulheres que estão na fila de espera e oferecer uma oportunidade de se fazer exames preventivos. Espero que a Secretaria de Estado da Saúde entenda a nossa demanda e atenda nossas necessidades”,. finalizou o Vereador Julio Mariano do PSB.