Vereador Julio Mariano quer Potencializar Turisticamente a Pedreira da São Rafael

São muitos os municípios que no passado tiveram pedreiras em funcionamento e com o tempo foram desativadas, principalmente se durante as extrações das pedras alcançassem algum lençol freático que passaria a tornar a extração inviável e em contra partida acabavam criando lagos em sua base e com isso abandonavam as atividades. E por aqui não foi diferente com a Pedreira do Marmeleiro na Vila São Rafael. Moradores mais antigos, precisamente da região da Vila São Rafael e Jardim Nova Brasília, se lembram bem quando as sirenes tocavam, logo em seguida vinham as explosões, as casas tremiam e as vezes até uma pedra perdida atingia alguma residência. Mas o que não era possível prever é que esta atividade que incomodava muita gente na época viria a esculpir nas rochas verdadeiras obras primas.

O tempo passou e o que era incomodo hoje se tornou um verdadeiro Potencial Turístico. São muitas cidades que possuem pedreiras desativadas e que de uma forma ou de outra quer por ajuda do poder publico, pela iniciativa privada ou pela iniciativa da população ocupam estes espaços como Potenciais Turísticos.

Quantas pessoas de nossa cidade conhecem a Pedreira? Quer conhecer a Pedreira? Basta entrar no canal do Youtube na internet e digitar na busca “Pedreira de São Roque-SP” e será possível encontrar muitos vídeos relatando as aventuras das pessoas que passaram pela Pedreira para curtir o Rapel, o Pedal, o Parapente, a Asa Delta, o Balonismo, a Escalada ou simplesmente ter o contato com a natureza e observar a visão fantástica que o local oferece.

O Vereador Julio Mariano comenta que em 2010, mesmo antes de ser criado o espaço “Vasco Barioni” em Gabriel Piza, tinha chamado a atenção do Poder Executivo, alegando que São Roque necessitava de uma área própria para a realização de eventos e alertou para o potencial do local. Na época, o Vereador vislumbrava a implantação dos esportes radicais, com áreas de lazer, elevador panorâmico, espaço gastronômico e com uma arena multiuso para realização de grandes eventos. Infelizmente durante aquela legislatura, o Vereador não conseguiu ver seu projeto prosperar. Recentemente Julio Mariano esteve na Pedreira com o Prefeito Claudio Góes e ficou animado de ouvir do Prefeito que realmente lá tem um grande potencial turístico e que vale a pena fazermos levantamentos para estudarmos as possibilidades de realizarmos um grande projeto, quer público ou com parcerias.

“Moro na São Rafael e do fundo da minha residência tenho uma visão da Pedreira. Todo fim de semana é possível avistar inúmeras pessoas das mais diversas cidades de nossa região indo até o local, quer para a prática de esportes radicais ou simplesmente para conhecer as belezas do local. Estou enviando ao Poder Executivo um Ofício solicitando que seja criado um projeto para ser protocolado junto a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, solicitando recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas para iniciar a potencialização turística da região da Pedreira do Marmeleiro”, finalizou o Vereador do PSB Julio Mariano.