Vereador Júlio Mariano agradece ao Prefeito Guto Issa o Auxílio Emergencial que será concedido aos Guias de Turismo

Na última segunda-feira, dia 21, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 71/2021, de autoria do Poder Executivo, indicado pelo Vereador Julio Mariano, que dispõe sobre a instituição do auxílio emergencial para os Guias de Turismo no âmbito do Município de São Roque, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Julio Mariano explica que desde o início da pandemia os Guias de Turismo estão sem trabalhar porque as viagens coletivas e guiadas estão suspensas em virtude do impedimento de aglomeração. “Alguns deles dependiam exclusivamente do serviço de guiamento e ficaram totalmente sem renda e, assim como o município socorreu os artistas, sugeri ao Prefeito Guto que criasse um Projeto de Lei que também pudesse socorrer esses profissionais tão importantes para o turismo no nosso município”, explica.

Assim que a Lei for publicada, o benefício de R$730, pago em parcela única, poderá ser requerido pelo Guia cadastrado no Cadastur, do Ministério do Turismo, que também deve atender as condições estabelecidas na Lei e no Decreto posterior que a regulamentará.

“Fico muito feliz pelo Prefeito Guto Issa aceitar minha indicação e enviar este Projeto de Lei para a Câmara, o benefício será de grande valia para os Guias de Turismo, e posso dizer que este é mais um capítulo na luta em defesa desses profissionais que são de extrema importância para o município, afinal, eles nos ajudam a receber nossos turistas e promover nossa cultura, nossos costumes, nossa história. Enfim, seguimos juntos trabalhando por dias melhores, e meu mandato estará sempre à disposição”, comenta Julio.

O parlamentar diz, ainda, que entende que outras profissões estão precisando de um auxílio como este, como os motoristas do transporte escolar, por exemplo, e que estão sendo estudadas maneiras de ajudá-los também.