Vereador Guto Issa solicita reativação do Conselho de Patrimônio Histórico

Novamente o Vereador Guto Issa está solicitando ao Poder Executivo para que reative o CONPREHA – Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque.

Guto Issa relembra que o CONPREHA se tornou ativo de novo em 2014, por causa de pressão política do mandato dele, mas funcionou até 2016. “O Conselho de Patrimônio Histórico foi criado para preservar o patrimônio público e privado do município, porém infelizmente as atividades foram suspensas. Já fiz inúmeras Indicações, Ofícios e cobranças junto à Administração Municipal para que haja essa reorganização, já que a responsabilidade é dela”, comenta.

Em 25 de abril de 2019, através do Decreto nº 9.014, o Prefeito determinou a composição do CONPREHA, porém até o momento as reuniões não foram realizadas.

CONPREHA:

Guto Issa possui uma grande preocupação em preservar o patrimônio da cidade, além de reforçar a proteção dos imóveis antigos, como os casarões. “Não podemos esquecer a nossa história e ficamos muito tristes em sabermos que nos últimos anos, ao menos seis casarões foram derrubados e viraram estacionamento. O conjunto de casarões está sendo reduzido progressivamente o que descaracteriza a cidade”, fala.

Roteiro dos Casarões de São Roque:

Outro importante projeto apoiado por Guto Issa é denominado de Roteiro dos Casarões de São Roque, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque (IFSP/SRQ), sob a coordenação do Professor Dr. Rogério de Souza.

O Parlamentar informa que vários casarões foram catalogados pelos alunos. “O objetivo futuro é de que em frente a esses Casarões sejam afixadas placas de identificação que tragam informações sobre a história do imóvel, chamando assim a atenção de turistas, moradores e visitantes”, esclarece.