Vereador Guto Issa participa de reunião para apresentar Roteiro dos Casarões de São Roque

Dando continuidade ao projeto denominado Roteiro dos Casarões de São Roque, nesta semana o Vereador Guto Issa realizou em seu Gabinete, na Câmara Municipal, uma reunião com o Professor do Instituto Federal e Sociólogo Dr. Rogério de Souza, com o arquiteto Arthur Barioni, com o empresário Vicente Bernardes e com o responsável pelo arquivo digital de São Roque Arthur Lovisolo.

O projeto Roteiro dos Casarões de São Roque é desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque (IFSP/SRQ), e o mandato do Vereador Guto Issa (Rede). A pauta do encontro foi o de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido desde maio deste ano ao Arthur Barioni que assumiu a função de presidente do recém criado Roteiro do Centro, ao empresário Vicente Bernardes e ao responsável pelo arquivo digital Arthur Lovisolo.

Segundo Guto Issa, os trabalhos foram iniciados, alguns Casarões já foram catalogados e outros ainda serão. “Estamos satisfeitos com o andamento do projeto e quanto mais pessoas se envolverem, para nós melhor. Pois, a ideia é a de resgatar as histórias desses imóveis que fazem parte do nosso querido centro de São Roque”, ressalta.

O coordenador do projeto, Professor Dr. Rogério de Souza, comenta que são onze estudantes envolvidos. “Temos alunos de biologia, tecnologia e gestão ambiental, curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio e o curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio, portanto, são estudantes de várias áreas que estão contribuindo com o importante trabalho”, fala.

Guto Issa afirma que neste primeiro momento o projeto consiste em enumerar, fotografar e entrevistar os proprietários para juntar informações. “O objetivo é que em frente a esses Casarões sejam afixadas placas de identificação que tragam informações sobre a história do imóvel, chamando assim a atenção de turistas, moradores e visitantes”, esclarece.

A próxima reunião está prevista para ocorrer na primeira quinzena de setembro e terá como pauta a comparação das fotos dos Casarões já catalogados.

Planetário:

O projeto intitulado de Planetário também é uma parceria entre o Instituto Federal e o Vereador Guto Issa. Ele consiste em construir um planetário na Brasital, cujo propósito é pedagógico e terá a função de simular o sistema planetário, onde alunos e professores poderão utilizá-lo.

Estarão inseridos neste projeto um físico, um geógrafo, um sociólogo e alunos do Instituto Federal.