Vereador Cabo Jean solicita melhorias na Creche do Bairro Santo Antônio

A Creche Municipal Celso Roque Mello da Silva, situada no Bairro Santo Antônio, foi um dos assuntos tratados pelo Vereador Cabo Jean durante a 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, realizada na noite da última segunda-feira, 08.

O Vereador Cabo Jean cobrou urgência na resolução dos problemas existentes e também enfatizou que em dois anos e meio da atual gestão, nem sequer o básico foi feito na unidade escolar. “As crianças pequenas, matriculadas na Creche, brincam no sol, porque o Departamento de Educação não foi capaz de instalar os toldos. Nesses dois anos e meio, sequer um playground para os alunos foi instalado. Enquanto isso, a publicidade impera nas redes sociais de que a nossa cidade possui uma Educação de qualidade, que preza pelo bem-estar dos estudantes, mas na vida real outras coisas acontecem e a população é sempre a principal prejudicada”, lamenta.

De acordo com o Vereador, somente no ano de 2022, o município recebeu de repasses do FUNDEB, o equivalente a mais de R$ 83,6 milhões, superando em mais de R$ 9,2 milhões o ano de 2021 que havia sido o maior repasse do FUNDEB ao município. “É inadmissível saber que São Roque obteve a maior arrecadação da história através do FUNDEB e mesmo assim as condições ofertadas para as nossas crianças estão muito distantes do que eles necessitam e olha que somente estou falando do básico. Um município que obteve um superávit em mais de R$ 72 milhões jamais pode deixar que as crianças fiquem nessas condições”, desabafa.

Cabo Jean informou também que o refeitório da CMEI Celso Roque Mello da Silva é totalmente adaptado e que a escola não possui chuveiros elétricos. “O refeitório, utilizado pelos pequenos, é composto por mesas das salas de aula, pois o Departamento de Educação não deu conta de providenciar um local confortável e que seja de acordo com a faixa etária das crianças matriculadas. Hoje, a Prefeitura tem dinheiro sobrando para investir nas escolas, porém o silêncio permanece por aqui e nada é feito. Os chuveiros atualmente existentes são todos de aquecimento solar e sabemos que São Roque tem ondas de frio, portanto, é comum em uma creche a criança ter diarreia ou até mesmo vomitar, consequentemente necessitando de um banho, e a escola não ter um chuveiro elétrico é demais. Espero que depois das reivindicações apresentadas por mim em nome dos pais dos alunos, o setor responsável da Administração Pública se mexa e resolva as questões pontuais, que é o mínimo para o momento”, diz.

Todos os pedidos do Parlamentar foram protocolados e encaminhados para a Prefeitura, conforme Ofício Vereador nº 1288/2023.