Vereador Cabo Jean participa da abertura do curso de formação de novos Guardas Municipais

Na manhã da última segunda-feira, 21, o vereador Cabo Jean participou da abertura do curso de formação dos novos guardas municipais, que em breve integrarão o efetivo da corporação são-roquense.

Acompanhado do vereador Marquinho Arruda, do Prefeito, Cláudio Góes, do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Domingues, e do Sub-comandante da GCM, Barros, Cabo Jean usou a palavra para agradecer o empenho do Prefeito em concluir o concurso que aumentará o efetivo, agradeceu também aos comandantes da GCM são-roquense pela atuação e trabalho em prol da guarda municipal.

O curso de formação de novos agentes de segurança é uma parceria entre as Prefeituras de São Roque e Sorocaba, através da Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba, comandada pelo comando de Antonio Valdir Gonçalves Filho, e realizado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento (EFAE), dirigida pelo Comandante Wilson, supervisionada pelo Comandante da GCM Sorocaba, Mariano.

“O curso terá 570 horas/aula distribuídas em oito temáticas ligadas a atuação dos profissionais, devendo ser finalizado em abril, quando os melhores qualificados serão nomeados para assumir suas funções na cidade de São Roque”, explica Cabo Jean.

O concurso prevê a contratação de dez novos guardas municipais, entretanto o curso de formação é oferecido para o dobro de candidatos, como forma de garantir a ocupação de vagas futuras. “A segurança pública é uma das principais preocupações dos brasileiros e em São Roque não é diferente, por essa razão tenho solicitado ao Prefeito para que sejam contratados todos os candidatos aprovados no curso de formação, aumentando o efetivo e a segurança do município”, finaliza Cabo Jean.

Aquisição de novas viaturas para GCM deve acontecer em breve

Pelo empenho do vereador Cabo Jean, a Prefeitura de São Roque recebeu recursos através de Emenda Parlamentar do ex-Deputado Federal e agora Senador, Major Olímpio, para a aquisição de seis novas viaturas para a GCM, cujo processo licitatório já está em andamento, devendo ser concluído em breve. Além destas, também será adquirida uma viatura de grande porte, com recursos da própria Prefeitura, para que a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) seja reativada.

“O artigo 144 da Constituição Federal, deixa claro que a segurança pública é um dever do Estado, bem como um direito e responsabilidade de todos, porém, o município pode contribuir para sua melhora diretamente através da sua GCM, ampliando e capacitando o efetivo e oferecendo condições para seu importante trabalho”, encerra Cabo Jean.