Vereador Cabo Jean confere o funcionamento do setor de transporte de pacientes da saúde durante visita

Na última semana o vereador Rogério Jean da Silva, Cabo Jean, visitou o setor responsável por organizar o transporte de pacientes da saúde e aproveitou para fiscalizar a frota e conferir a rotina que viabiliza os serviços do departamento de saúde, leva pacientes a diversas cidades do estado para tratamentos médicos e é responsável pelos atendimentos de urgência e emergência no município.

O parlamentar comenta que parte da frota do Departamento de Saúde era alugada até o início da atual administração por conta de contrato assinado pela antiga gestão, e hoje conta com uma frota própria de 56 veículos, sendo 30 deles fabricados a partir de 2017, entre eles micro-ônibus, vans, ambulâncias, ambulância UTI e ambulâncias ambulatoriais com macas, todos dedicados a levar e trazer diariamente para cidades como Sorocaba, Itu, Campinas, Barretos, Salto, Jaú, Botucatu, entre outras, de 160 a 230 pacientes diariamente e que, só no último mês de abril, somaram 4.694 pessoas transportadas. Também fazem parte da frota os veículos que atendem as demandas dos setores de zoonoses, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, saúde mental, siso e hemodiálise.

Cabo Jean explica que muitas pessoas o procuram com dúvida sobre o agendamento de transporte de pacientes e esclarece que o serviço prioriza idosos, cadeirantes, crianças e deficientes físicos, devendo sempre ser agendado no posto de saúde do bairro ou região onde o munícipe mora, com um dia de antecedência, no horário das 7h às 11h. Os residentes na região central devem se dirigir ao Centro de Saúde II “José Carvalho de Brito” próximo à rodoviária que, por causa das reformas do prédio, está funcionando momentaneamente no contêiner com acesso pela Avenida John Kennedy.

O vereador também foi conhecer as duas novas ambulâncias dedicadas ao Resgate Municipal, acionado através do telefone 192 para atendimentos exclusivos de urgência e emergência, nas quais trabalham profissionais da área de saúde especializados que, em 2018, atenderam em média de 186 pessoas por mês, somando um total de 2.237 casos clínicos e de traumas diversos.

Cabo Jean explica que diariamente o Resgate Municipal, acionado gratuitamente através do telefone 192, recebe cerca de 200 ligações, das quais ¼ são trotes ou pedidos de informações, o que pode significar a diferença entre a vida e a morte e por isso pede à população mais consciência e respeito ao próximo.

Para fazer o chamado é preciso identificação do socorrido, número do telefone, qual a queixa e o local exato. O Departamento de Saúde informa que não são feitas remoções após as altas médicas dos pacientes nos hospitais, pois o objetivo do setor é estar disponível ao maior número de casos de urgência e emergência, o que pode ser comprometido com remoções de pacientes que já foram socorridos e atendidos pelo sistema de saúde.

“A Administração Pública tem se desdobrado para atender a demanda que não para de crescer e, organizar a agenda de transportes para que todos sejam atendidos, é um grande desafio que tive a oportunidade de acompanhar e espero ajudar a esclarecer as muitas dúvidas que chegam até mim diariamente”, encerra.