Vereador Cabo Jean cobra providências para que Vigilância Sanitária intervenha diante das más condições de alguns quartos da Santa Casa

No início da última semana, o Vereador Cabo Jean recebeu um vídeo, além de algumas fotos, as quais demonstravam a situação de um dos quartos da Santa Casa. Na ocasião, o quarto 28, cujo vídeo deixava nítido a situação deplorável em que ele estava, e pior, com pessoas internadas naquela situação.

Inconformado com o que viu, o Vereador prontamente protocolou e encaminhou a denúncia para a Vigilância Sanitária do município, visando assim que providências urgentes pudessem ser tomadas com relação a situação. “As imagens que recebi demonstravam a situação caótica em que o quarto 28 estava, cujas paredes encontravam-se emboloradas e  descascadas, com o banheiro sem iluminação, chuveiro com defeito, interruptores de tomadas quebrados e pendurados, porta do banheiro danificada e sem condições de privacidade para os pacientes, além disso o quarto não possuía cortinas e os colchões estavam rasgados, entre outras situações que necessitam urgentemente de atenção, até porque se mantiver a situação e o quarto continuar sendo utilizado nessas condições, poderá colocar a vida dessas pessoas internadas em risco, expondo-as a uma possível infecção hospitalar”, comenta o vereador.

Ainda surpreso com o vídeo e as imagens, Cabo Jean lamentou que essa situação pudesse estar acontecendo, até porque o que sempre escutou é que a CEJAM era uma empresa diferenciada e de alto padrão de atendimento com as questões de saúde. “Fico pensando comigo, como pode a administração dessa CEJAM, tão defendida por alguns, que receberá mais de 40 milhões em apenas 1 ano para gerir o hospital da Santa Casa, possa permitir e não agir para que situações como essas que recebi no vídeo e nas fotos pudessem ser evitadas, ou seja, porque não resolveram esses problemas do quarto antes das internações que lá foram feitas? Duvido que se fosse o parente de algum desses administradores da CEJAM, eles estariam sendo internados em um quarto naquelas condições. Como pode uma administração que dizem ser tão boa e responsável não tomar providências antes? Será que os mais de 40 milhões estão sendo insuficientes para fazer o básico? Isso é constrangedor e desumano, e justamente por isso oficiei cobrando providências do órgão responsável por fiscalizar e agir nesse tipo de situação, no caso, a Vigilância Sanitária, pois isso é um descaso com a população que usa e depende desse serviço”, desabafa o Parlamentar.

Por fim, nas últimas semanas o vereador Cabo Jean comenta que viu várias ações por parte do Prefeito e da Prefeitura enaltecendo o fato do município ter sido considerado como o 1º lugar no Brasil no combate ao Covid-19. “Ficamos felizes em ver que o nosso município foi mencionado positivamente pela mídia nacional, conforme matéria publicada pela revista Veja, na ocasião referenciando São Roque nas ações praticadas no combate ao COVID-19, fato este bem explorado pelo Governo Municipal e também pelo prefeito através de alguns outdoors pela cidade. Por outro lado, não posso esquecer que infelizmente a Saúde como um todo ofertada à nossa população, infelizmente não está no mesmo ritmo para comemorarmos ou de sermos uma referência, e não digo isso apenas por mim, mas sim pelos inúmeros munícipes que usam e dependem da nossa rede básica de saúde. São reclamações como a falta de médicos nos postos de saúde, falta de alguns medicamentos básicos, da demora para agendamento de consultas (cerca de 2 meses), além da falta de alguns profissionais de saúde. Parabenizo o Governo Municipal por todo esforço com a implantação dos leitos de UTI na Santa Casa, aliás uma conquista muito importante ao nosso povo, a nossa cidade e até mesmo a nossa micro região, entretanto, enquanto tivermos a Santa Casa com quartos nessas condições, infelizmente não poderei apenas elogiar, mas sim também estarei cobrando as melhorias necessárias, para que não haja comodismo ou então que o foco principal das ações não fique apenas no marketing”, finaliza o vereador