Vereador Cabo Jean cobra do Poder Executivo investimentos no Canil da Guarda Municipal, além da ampliação do efetivo da corporação através da abertura de concurso público

Nesta semana, Cabo Jean fez uma série de cobranças ao Poder Executivo para que dê mais atenção e invista no Canil da Guarda Civil Municipal. Segundo o Parlamentar, essa é uma das principais ferramentas utilizadas no combate ao uso e tráfico de entorpecentes, além do pedido de melhorias no Canil da Guarda Municipal de São Roque, o Vereador solicita a abertura de concurso público para ampliação do efetivo da corporação.

Para documentar as reivindicações, Cabo Jean encaminhou o Requerimento nº 166, visando assim questionar diversas situações sobre a Guarda Municipal de São Roque. “Infelizmente o Canil parece estar à mercê da sorte ou da boa vontade do Comandante da corporação. Pois, recebi as respostas do documento e o efetivo que já era pequeno com quatro Guardas Municipais trabalhando com o Canil, neste momento é ainda menor, ou quase inexistente, já que o atual efetivo é de apenas dois Guardas Municipais. Não entendo qual é a razão do Comandante da GCM não realizar trabalhos e ações diretas nas ruas ou praças do município que tenham a participação do Canil, tendo em vista que é uma ferramenta que auxilia demais o trabalho da nossa Guarda Municipal, do mesmo modo que o Canil da Polícia Militar, onde ele existe, o resultado prático é muito, mas muito satisfatório, e os índices criminais com entorpecentes simplesmente despencam”, enfatiza.

O Vereador Cabo Jean disse que não há ações diretas do Canil no município. “Essa falta de investimentos me entristece muito e prejudica a população que poderia se sentir mais segura caso houvesse uma atuação eficaz. Recentemente tivemos inúmeros problemas, por exemplo, na praça do Largo dos Mendes, e ali seria um local extremamente importante para os trabalhos constantes com o Canil da nossa GCM, mas infelizmente o que tenho percebido é um descaso com esse importante setor da corporação. É inaceitável que um efetivo já pequeno com quatro Guardas Municipais, esteja ainda mais reduzido com apenas dois Guardas Municipais”, comenta o Vereador que já protocolou outro Requerimento solicitando informações mais detalhadas, cujo propósito é o de cobrar incansavelmente o Comandante e o Prefeito para que o Canil volte a ser utilizado.

Preocupado com a falta de segurança pública em São Roque, Cabo Jean destaca que os investimentos devem ser realizados com urgência, tendo em vista que o atual local onde está instalado o Canil, sequer possui um box para acomodar e tratar dos cães. “O meu objetivo é de cobrar benfeitorias na área de segurança pública, pois o que quero é que a nossa população possa se sentir ainda mais segura, com as famílias saindo de casa para curtir a cidade e não ao contrário, com o povo trancado em casa. Sabemos que lamentavelmente hoje alguns pontos, especialmente da região central, estão sendo ocupados e explorados por marginais ou meliantes”, fala.

O Parlamentar ressalta que não sabe qual é a intenção do Executivo quanto ao Canil da GCM. “Se o objetivo não for a de acabar com o Canil da GCM, o que seria um retrocesso absurdo, não consigo entender esse abandono. Posso destacar municípios próximos a nós que possuem um canil e os resultados são os mais satisfatórios possíveis, como por exemplo, Itapevi, Ibiúna, Itu, Santana de Parnaíba, Sorocaba, Porto Feliz e Tietê, todos esses realizam investimentos para aprimorar e melhorar o serviço. Por aqui, temos um Canil criado em 2019 e que não gerou custo algum para os cofres públicos, até porque todos os cinco cães adquiridos naquela época, foram através de doações. Estou falando de animais treinados e preparados para agirem no combate à criminalidade, principalmente no que tange o tráfico e uso de drogas, e é inaceitável que não exista o mínimo de investimento para o seu pleno funcionamento. Nem mesmo os equipamentos para treinar os cães são ou foram ofertados pela Prefeitura, mas sim adquiridos pelos próprios Guardas Municipais que trabalham e cuidam desses cães.”, afirma.

Outras necessidades da GCM:

Ainda de acordo com as respostas obtidas por Cabo Jean através do seu Requerimento nº 166, nos primeiros 18 meses do atual Governo Municipal, o efetivo da Guarda Municipal não recebeu nenhum fardamento novo, o que precisa o mais rápido possível ser reposto e entregue ao efetivo. “Nesse tempo de Governo, apenas os últimos cinco Guardas Municipais que passaram a integrar o efetivo da GCM, foram os que receberam calça e gandola para trabalharem e estamos falando de um efetivo que trabalha todos os dias da semana e usam muito o seu fardamento, necessitando de reposição constantemente. Espero que o Comandante da GCM possa intervir e mais que isso, que ele possa cobrar o Prefeito para que adquira o fardamento para todo efetivo”, diz.

O Vereador espera que diante dos questionamentos e cobranças, as condições de trabalho da GCM melhorem. Outra necessidade é a abertura de concurso público para a GCM. “Recentemente encaminhei ao Prefeito o Ofício 1578/22, solicitando a abertura de concurso público para aumento do efetivo da GCM, uma vez que o município vem se tornando referência na região metropolitana de Sorocaba e vem crescendo muito nesses últimos anos. “A cidade de São Roque já beira 100 mil habitantes e não é possível ter uma Guarda Municipal contendo apenas 57 pessoas em seu efetivo, dos quais somente 40 estão disponíveis ao trabalho operacional, isso se considerarmos o Comandante e o Subcomandante. São Roque necessita urgentemente de novos Guardas Municipais e espero realmente que com o novo superávit financeiro de mais de R$30 milhões divulgados pelo próprio Prefeito, reverta parte dele para ampliar e melhor estruturar a nossa Guarda Municipal”, finaliza.