Vereador Alfredo Estrada homenageia os 100 anos de Olívia Brossa

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Foi num clima de muita emoção que o vereador Alfredo Estrada dedicou, na última segunda-feira, Moção de Congratulação à munícipe Olívia Garcia Brossa. Ela completou 100 anos no sábado, dia 20/09/2014, e é com certeza, uma testemunha viva da nossa história, tendo presenciado importantes fatos do desenvolvimento de São Roque, no último século.

Biografia – Dedicação a São Roque

Uma mulher simples nascida em 20 de setembro de 1914, na Rua Rui Barbosa, nº. 130. Desta casa viu São Roque se modificar. As  ruas eram de chão batido, as vinhas do Sr. Antônio Revílio chegavam até a Rua Rui Barbosa, o vinho frisante era fabricado atrás de sua casa e o Grupo Escolar funcionava nos fundos do Jornal O Democrata, sob as ordens da professora Brasiliana. Viu a chegada do progresso com a construção da Brasital, onde trabalhou desde os 12 anos. Ouviu do primeiro ao último apito da fábrica. Mas também ouviu o sonoro apito que ecoou emocionadamente por toda a cidade com a sua reabertura, agora como CEC Brasital.

Começou uma nova jornada, casada com Carlos Brossa, conhecido como Joanim, passaram a trabalhar juntos em estabelecimento próprio, a alfaiataria na rua Marechal Deodoro, nº 160, onde é a casa que vive atualmente. Desta casa viu São Roque passar pela janela, as procissões, a banda e  a chegada de Luís Carlos Prestes, o patrono do socialismo brasileiro.

Também viu a partida dos pracinhas rumo à Revolução Constitucionalista de 1932. Na Igreja de São Benedito reunia-se com as mulheres, onde cerziam uniformes, meias de lã e as boinas para os combatentes, onde bordavam mensagens para encorajá-los.

Trabalhou por vários anos no Clube de Mães dando amparo às mães desassistidas. Atuou como catequista, depois como filha de Maria e ativa participante do ainda jovem Movimento Carismático, levou a palavra de Deus e conforto aos doentes e desamparados.

Em 1967, com o falecimento de seu marido continuou a sua jornada dedicando-se a família. Vieram os netos e bisnetos e a vida neste movimento de maré que leva e também traz, levou as tristezas e trouxe as alegrias. Olívia Garcia Brossa teve uma vida tecida com muita dignidade, fortaleza e um imenso amor por São Roque.