Vereador Alexandre Pierroni recomenda que Prefeitura compre vacina direto do fabricante

Na quarta-feira, dia 10, o vereador Alexandre Pierroni protocolou na Câmara Municipal um Ofício endereçado ao Poder Executivo pedindo que o município compre vacinas contra o Covid-19 direto do fabricante, assim que possível e autorizado pelos órgãos competentes da área.

Alexandre justificou o pedido alegando que é muito pequeno o número de pessoas vacinadas e de imunizantes disponíveis até então, e para que toda a população esteja protegida, deve ser feito um esforço da Administração Pública para a compra dos medicamentos. “O município entrou no consórcio de municípios criado para a aquisição das vacinas, mas também deve fazer a negociação direta para a aquisição dos imunizantes”, destaca.

“Infelizmente o país todo está atrasado na vacinação e não há uma previsão concreta de quando toda a população estará protegida da Covid-19, mas peço ao chefe do Executivo que inicie negociações com indústrias farmacêuticas para dar início a uma relação de fornecimento assim que possível, a exemplo do Prefeito de Itapevi, que iniciou as negociações com uma indústria farmacêutica instalada naquele município para a compra dos imunizantes que ela produz”, explica.

No último dia 23 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios podem comprar e fornecer à população as vacinas diretamente dos fabricantes. Segundo a Agência Brasil, órgão oficial de notícias do Governo Federal, “a liberação permitida pelo STF também vale para os casos em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), não conceda autorização em 72 horas para uso de imunizantes aprovados por agências reguladoras de outros países”.

Ainda de acordo com a decisão do órgão colegiado, a aquisição e disponibilização de imunizantes pelos estados e municípios podem ser justificadas desde que objetivem salvar vidas e garantir a saúde da população, no caso de o número de doses de vacinas adquiridas pelo Governo Federal ser insuficiente.

Pierroni pede que vacinação de idosos mude para Recanto da Cascata

Diante de cenas de aglomeração e horas de espera dos idosos pela vacinação contra a Covid-19 ocorridas recentemente, o vereador Alexandre Pierroni se sensibilizou e pensou em como aquele evento poderia ser melhor para as pessoas que aguardavam sua vez, em pé, no sol, sem nenhuma condição humanitária ou conforto, e pensou em um local que pode oferecer melhor atendimento à população: o Recanto da Cascata.

O vereador explica que aquele é um lugar seguro, tem áreas cobertas suficiente para abrigar todos que aguardam, comporta cadeiras, tem banheiros públicos e também é possível fazer o drive-thru, a vacinação feita sem que o paciente precise descer do carro.

Assim, protocolou no dia 8 de março o Ofício nº745/2021, direcionado ao Poder Executivo, sugerindo a mudança do local da Praça da República para o Recanto da Cascata e espera que sua sugestão seja atendida.