Vereador Alexandre Pierroni fala sobre os impactos causados pela pandemia da COVID-19

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Preocupado com a crise mundial provocada pela pandemia da COVID-19, o Vereador Alexandre Pierroni tem acompanhado atentamente as notícias e pareceres de especialistas sobre o assunto, principalmente nas áreas de saúde e econômica.

Alexandre Pierroni explica que a propagação do Coronavírus tem sido devastadora, não somente para o Sistema de Saúde, mas também para a economia. “A nossa preocupação atualmente é com o aumento do número de casos, porém temos que pensar na situação financeira, tendo em vista que os estudiosos indicam um aumento da população em condições de extrema pobreza, principalmente por causa do desemprego”, esclarece.

De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas, as condições de extrema pobreza na América Latina e Caribe podem afetar 83,4 milhões de pessoas em 2020, trazendo sérias consequências, como por exemplo, a fome. O relatório aponta, ainda, que os efeitos da crise alimentar já são sentidos pelo consumidor, pois devido ao desemprego e a queda da renda familiar, milhões de pessoas não conseguem comprar alimentos suficientes e na maioria dos casos optam por produtos mais baratos que não possuem qualidades nutricionais adequadas.

Para o Vereador Alexandre Pierroni, os Governos Federal, Estadual e Municipal devem propor ações de combate à fome. “Creio que alguns apontamentos feitos pelo CEPAL devem ser instituídos no município de São Roque, como reforçar os programas de alimentação escolar para garantir a alimentação das crianças e adolescentes, apoiar as iniciativas de assistência alimentar das organizações da sociedade civil, apoio financeiro (crédito e subsídios produtivos) para as empresas agropecuárias, orientado principalmente para a agricultura familiar, ajustar os protocolos de cuidado e saúde na produção e transporte de alimentos e nos mercados atacadistas e varejistas, expandir e garantir o funcionamento dos programas de apoio à produção de autoconsumo, garantir o financiamento, a assistência técnica e o acesso a insumos e mão-de-obra para os agricultores, estabelecer mecanismos ágeis de consulta e coordenação público-privada entre todos os atores do sistema alimentar, impedir que os mercados atacadistas e varejistas e as agroindústrias fechem ou diminuam as suas operações, continuar com as políticas que mantiveram aberto o comércio mundial de alimentos, particularmente evitando medidas protecionistas que aumentam o preço dos alimentos”, fala.

Na visão do Parlamentar, o Poder Executivo deve estimular, através de campanhas, a compra de produtos fabricados no âmbito municipal. “A ideia é de fomentar a economia local, para isso a criação de parcerias com as associações seria um grande passo. Outra sugestão é de que a Gestão incentive a aquisição de bens e serviços através do comércio instalado na cidade”, diz.

Demais ações do Vereador Alexandre:

Recentemente o Vereador Alexandre Pierroni encaminhou Ofício ao Executivo, solicitando o cadastramento de São Roque no novo programa do Governo Federal que trata do enfrentamento da COVID-19. A proposta é de que esse programa financie Centros de Atendimento e Centros Comunitários, visando assim que a população com sintomas da doença tenha atendimento primário.

Em maio deste ano, o Vereador Alexandre Pierroni conquistou emendas parlamentares, que somam mais de R$300 mil, dinheiro este que será utilizado na área da saúde e ao combate e tratamento da pandemia.

O Vereador Alexandre Pierroni foi membro atuante do Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19, criado na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, para sugerir e traçar estratégias quanto a pandemia. Com dois meses de duração, o Comitê de Acompanhamento e Controle da COVID-19 fez uma série de sugestões, estratégias, ideias e denúncias aos gestores públicos. “Pode-se destacar a nossa cobrança quanto a distribuição dos kits-merenda aos alunos da rede municipal, criação de apostilas contendo atividades escolares para os estudantes fazerem em casa, serviços de higienização da área central e dos bairros, entre outras”, relembra.

Agora, o Vereador Alexandre Pierroni está pedindo ao Poder Executivo para que estenda as entregas dos kits-merenda para os alunos da rede municipal de ensino. “A solicitação é para que os estudantes das escolas municipais continuem recebendo os alimentos nos próximos meses, inclusive, peço que a Prefeitura inclua mais produtos no kit-merenda”, finaliza.