Programa Remédio em Casa, de autoria do Vereador Julio Mariano, aguarda sua implantação

O início desta semana foi de muita alegria para o mandato do Vereador Julio Mariano, através de uma parceria com o Prefeito Guto Issa, deu-se início ao fornecimento do “Kit Lanche” para os pacientes e acompanhantes que utilizam o transporte público da saúde para serem atendidos em outros municípios e que não possuem recursos para se alimentarem durante as viagens.

O fornecimento é previsto em consonância com um Projeto de Lei apresentado pelo Vereador e sancionado pelo Prefeito. A expectativa do Vereador Julio Mariano é que outro projeto de sua autoria, que foi aprovado pela Câmara Municipal e também sancionado pelo Prefeito, seja implantado em São Roque. O programa chamado de “Remédio em Casa” consiste na entrega domiciliar de medicamentos em quantidades suficientes para um determinado período, a ser regulamentado pelo Executivo, com o objetivo de garantir o acesso efetivo aos medicamentos e organizar o atendimento contínuo aos portadores de doenças/patologias crônicas.

Atualmente a Rede Municipal de Saúde possui várias pessoas cadastradas que semanalmente recebem determinados remédios, fornecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja distribuição fica a cargo de cada município. Os medicamentos são distribuídos pelos Postos de Saúde dos Bairros e pela Farmácia Central, localizada perto da Rodoviária.  São remédios para tratamento contra a Hipertensão, Diabetes e tantas outras doenças, muitos até adquiridos com recursos do orçamento municipal. Com o Programa em ação será possível que os pacientes recebam os remédios em seus domicílios, na periodicidade estabelecida pelos médicos. Cabe ao Poder Executivo regulamentar como será feita a entrega na residência e também quem terá direito de utilizar o Programa.

“A ideia surgiu quando fui chamado para comparecer na Farmácia Central. Na oportunidade, constatei uma quantidade expressiva de pacientes na fila e que levavam um bom tempo para serem atendidos. Neste dia, pude observar que a maioria das pessoas eram idosos e muitos tinham dificuldades de locomoção. Outros dependiam de pessoas próximas para que seus medicamentos fossem retirados e muitas vezes o tratamento era interrompido ou atrasado, por dependerem de terceiros. Com a implantação do Programa Remédio em Casa nosso município estará dando um grande passo em direção a humanização destas pessoas”, finalizou Julio Mariano, Vereador de São Roque.