Primeiras etapas do Sistema de Monitoramento Inteligente começam a funcionar em São Roque

Mais conhecido como Detecta, o sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo estará em operação no município de São Roque, a 83ª cidade do Estado a aderir essa importante ferramenta que contribui no combate à criminalidade.
Inicialmente o município terá duas câmeras no portal do Guaçu, além dos sete radares fixos já em operação dentro de São Roque, as câmeras são capazes de registrar a placa de todos os veículos que por elas passam, e se por um acaso algum desses carros possuírem queixa de furto ou roubo, automaticamente um alerta é disparado em um dos TMD’s  (Terminais Móveis  de Dados) existentes nas viaturas da Polícia Militar.
Trabalhando sempre com as questões que envolvem Segurança Pública e por ter atuado ao longo de 13 anos no serviço da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o vereador Cabo Jean foi um dos que contribuiu para que o Detecta pudesse de fato operar na cidade. “Logo após ter sido eleito, em uma reunião com amigos também Policiais Militares, um dos pedidos que recebi, era que eu pudesse lutar para termos o funcionamento do Detecta aqui em São Roque”, relembra o parlamentar.
Cabo Jean relembra que a partir de então, o vereador procurou o Prefeito para explicar o funcionamento e a importância do Detecta. Na oportunidade, Claudio Góes demonstrou grande interesse em trabalhar para trazer esta importante ferramenta. “Em 2019, foram duas reuniões na Secretaria de Segurança Pública do Estado, onde tanto o Prefeito Claudio Góes, quanto o vereador Cabo Jean puderam  conhecer os detalhes operacionais do Sistema Detecta, e com total interesse, o Chefe do Executivo deu início a todo procedimento de documentação e adequação para colocar em operação no município, através do convênio junto ao Governo do Estado”, fala o Vereador.
Com o contrato assinado no final de 2019, deu-se início a fase de adequação e preparação para a instalação das câmeras, cujo objetivo é implantar em São Roque um projeto semelhante ao existente na cidade de São Paulo, onde lá é denominado como City Câmeras e que funciona através de uma parceria público privada. “Estou muito feliz com mais este benefício para a nossa cidade e já estou providenciando todas as adequações para já interligar ao sistema do município as 8 das 28 câmeras que  temos em operação no bairro Santo Antonio, todas aptas a operarem na plataforma do sistema Detecta, pois registram as placas de veículos que adentram o bairro e servirá para começar a ampliar ainda mais o objetivo de ter uma cidade melhor e mais segura”, comenta Cabo Jean.
A sede da Guarda Municipal  recebeu os primeiros equipamentos e está trabalhando com o monitoramento instalado até o momento, onde cerca de 50 câmeras encontram-se interligadas e aos cuidados dos GCMs, sendo 10 dessas câmeras já aptas a registrarem e identificar as placas de veículos que por elas passam.