Pacientes de São Roque que fazem Hemodiálise em Itu, estão sendo transportados em veículo inadequado, denuncia Vereador Cabo Jean

Ao receber diversas reclamações de munícipes e pacientes, moradores de São Roque, que fazem Hemodiálise no município vizinho de Itu, o Vereador Cabo Jean foi pessoalmente na clínica durante a manhã da última segunda-feira, dia 06, para verificar as condições de atendimento e constatou que eles estão sendo transportados por uma perua Kombi do Departamento de Saúde.

Mais uma vez, Cabo Jean criticou a Administração Municipal e alegou que é desumano saber que os pacientes de São Roque estão sendo deslocados para outra cidade em um veículo que não oferece o mínimo de conforto. “A pessoa que faz tratamento de Hemodiálise já se encontra fragilizada, em algumas ocasiões, o paciente fica duas horas viajando dentro dessa Kombi para chegar em Itu. Além disso, enfrenta uma sessão de hemodiálise que pode durar até quatro horas, depois tem que embarcar nesse carro para retornar ao município de São Roque e novamente andar mais duas horas, tudo isso três vezes na semana”, relata.

Indignado, Cabo Jean destacou que essa perua Kombi que estava sendo usada é de prefixo 456, ano de 2012, ou seja, um veículo bem rodado, já que está há nove anos sendo usado. “Esse carro é o mesmo que também transporta os assistidos pela APACE e muitas vezes precisa de manutenção, pois apresenta problemas de freio, lona e disco. “Continuarei cobrando esse Prefeito que parece não ter compaixão do sofrimento dessas pessoas, porque se o nosso município não tivesse transporte, até haveria justificativas para tal situação, mas o Departamento de Saúde possui cinco vans e somente uma está rodando, porque as demais estão paradas há meses. No mínimo é falta de vontade e ou planejamento, pois se as questões de saúde não forem prioridades, então não sei mais o que deve ser em um Governo”, fala.

Cabo Jean ressaltou que a atual gestão está gastando muito com fretamento de veículos para transportar pacientes da Saúde para inúmeros locais. “A Prefeitura possui frota, tem veículos suficientes para realizar esse transporte, que julgo tão importante aos nossos munícipes. Porém, faltam motoristas e com pleno concurso concluído e precisando apenas da boa vontade do Prefeito em chamar e repor as tantas baixas que o setor sofreu nos últimos meses. Se o Chefe do Executivo não quer resolver a questão dessas contratações, se não quer priorizar a Saúde em seu Governo e nem cobrar um planejamento para arrumar os nossos veículos, ele que determine o fretamento de um carro adequado para transportar com dignidade os pacientes da Hemodiálise. Ele que ofereça um transporte de qualidade para esses pacientes que merecem respeito. Mas não, o que importa no momento são os enfeites de Natal, isso que é prioridade, afinal favorece a imagem do Prefeito”, lamenta.

Hemodiálise em São Roque:

Desde que o Centro de Hemodiálise foi interditado em abril de 2019, após constatação de irregularidades que comprometiam e colocavam em risco os pacientes assistidos no local, até então administrado pela empresa CEMENE, todos os pacientes de São Roque passaram a ser atendidos no município de Itu, na clínica Lund Nefrologia.