Mídia divulga que São Roque é uma das 23 cidades do Estado que não retomou às aulas presenciais e Vereadores Alexandre Pierroni e Cabo Jean afirmam que não houve planejamento da Prefeitura

No último sábado, dia 2 de outubro, o Jornal O Estado de São Paulo publicou na página A20 uma matéria informando que São Roque é uma das 23 cidades do Estado de São Paulo que não retomou com as aulas presenciais nas escolas públicas municipais. O fato noticiado foi motivo de críticas dos Vereadores Alexandre Pierroni e Cabo Jean, que lamentaram o posicionamento do Chefe do Poder Executivo em não ter planejado para este ano o retorno das aulas nas escolas.

Segundo Alexandre Pierroni, que já declarou em outras oportunidades ser favorável ao retorno das aulas presenciais, a atual gestão teve tempo o suficiente para providenciar os ajustes e reformas nas unidades escolares. “Os alunos da rede municipal foram extremamente prejudicados pela pandemia, pois além da defasagem no aprendizado, também foram privados do convívio social. Reafirmo que se o Executivo tivesse feito todo o trabalho nos últimos dez meses, as aulas tinham sido retomadas neste ano de 2021 e não postergadas para 2022”, fala.

Alexandre Pierroni que defendia, desde janeiro, a criação de um comitê exclusivo da Educação, composto por pessoas da referida área e da Saúde, falou sobre a importância de um plano. “Infelizmente não possuímos informações precisas do que está ocorrendo com a Educação em nossa cidade, porque o Prefeito somente faz marketing. O Diretor de Educação tinha o dever de esclarecer perante a sociedade a postura adotada. Estamos no começo de outubro e as escolas permanecem com problemas estruturais. Peço agora é agilidade, senão chegará em fevereiro e novamente a Prefeitura emitirá uma nota oficial, postergando o retorno das aulas”, comenta.

O Vereador Cabo Jean afirmou que o Prefeito é um marqueteiro, porque fez muita publicidade enaltecendo que São Roque foi a mais avançada cidade do Estado a vacinar sua população contra a Covid-19. “A incompetência e falta de gestão desse Desgoverno e do Departamento de Educação resultou a culpa na variante Delta, sem parecer técnico e sem esclarecimentos do Departamento de Saúde, simplesmente sem nada. Uma verdadeira vergonha por ter tido ao menos nove meses para deixar as escolas com as mínimas condições, um Governo que não deu conta de usar os mais de R$10 milhões para investimentos básicos quer enganar quem com essa maquiagem que começaram a fazer em algumas unidades escolares?”, questiona.

De acordo com o Vereador Cabo Jean, esse Governo conseguiu perder o serviço de cópias das impressoras de todas as escolas da rede municipal, deixando os alunos que não possuem condições sem qualquer respaldo para fazerem suas atividades. “Não faz sentido o Prefeito visitar as escolas após dez meses de Governo e ainda assim querendo se aparecer, isso deveria ter sido feito quando assumiu, para que os prédios escolares tivessem adequados, visando a retomada das aulas para o segundo semestre deste ano. Esse desgoverno não reconhece o esforço do professor e do profissional da educação, pois ao invés de ajudá-los, possui o prazer de sugar o pouco que ganham, tendo em vista que eles estão usando telefones, internet e computadores de uso pessoal”, diz.