Maurinho e Doni se manifestam contra a venda das Marias-Fumaça

A notícia do leilão das composições do Trem Turístico de São Roque, divulgada pela atual administração municipal há duas semanas, deixou os Vereadores Donizete Plínio Antonio de Moraes (Doni Carteiro) e Mauro Salvador Sgueglia de Góes (Maurinho Góes), estarrecidos.

Na última sessão da Câmara, realizada no dia 6 de abril, ambos se manifestaram no plenário e emitiram suas posições contrárias à decisão do Prefeito Daniel de Oliveira Costa em se desfazer das Marias-Fumaça e dos vagões que integram o projeto, iniciado em 2009, pelo ex-prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

“O objetivo do projeto vislumbra, desde o início, a possibilidade de agregar um importante atrativo turístico ao município, aumentando ainda mais o potencial da Estância Turística de São Roque”, comenta Doni Carteiro.

Passeios ferroviários como o previsto para ocorrer entre São Roque e Mairinque são realizados em diversas cidades do país, transportam milhares de turistas e movimentam cifras milionárias, capazes de alavancar o turismo e toda a cadeia relacionada a ele.

“Na última reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), todos os membros presentes se manifestaram contra o leilão dos trens e das Marias-Fumaça e afirmaram ser esta uma decisão arbitrária, afinal, o COMTUR tem a função de gerir políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo no município e a maioria de seus membros nem sequer foram consultados. Além disso, o trem turístico seria importante para o fomento do Roteiro do Centro, em fase de implantação”, enfatiza Maurinho Góes.

A mobilização pela implantação do trem turístico no município levou os Vereadores Doni Carteiro e Maurinho Góes a pedir a intervenção do Deputado Federal Vitor Lippi junto à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e à ALL (América Latina Logística), empresas responsáveis pelo gerenciamento e uso da via férrea sobre a qual trafegariam os trens turísticos, para a conclusão do projeto.

“Contatamos o Deputado Vitor Lippi em fevereiro deste ano, quando eu e Maurinho estivemos em Brasília, pedindo que interviesse para a agilidade do processo de implantação do Projeto do Trem Turístico “Maria Fumaça” entre os municípios de São Roque e Mairinque, cuja minuta do convênio foi firmada em 2010, o que ele prontamente atendeu, enviando nossa solicitação ao Diretor Presidente da CPTM, Sr. Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, que a retransmitiu ao Presidente da ALL, Sr. Alexandre de Jesus Santoro, pedindo que o mesmo apresente cronograma de execução das intervenções necessárias à recuperação da operacionalidade das vias com prioridade para início os trabalhos no trecho entre as estações de São Roque e Mairinque”, relata o Vereador Donizete.

O entrave para a implantação do Projeto se dá por conta de vários obstáculos operacionais e práticos. Entre eles, a necessidade de instalação de aparelhos de mudança de via – AMV, a desobstrução da via em determinados pontos e a recuperação e reconstrução de determinados pontos no trajeto. Todos passíveis de solução pela ALL, uma das anuentes da Minuta do Convênio referido anteriormente.

“Aida não se esgotaram as possibilidades para que se decida arbitrariamente leiloar as Marias-Fumaça e os vagões. Eu e alguns parlamentares somos contrários a venda e estamos dispostos a colaborar para que isso não ocorra. Esperamos contar também com o empenho do Poder Executivo no mesmo sentido. Será um grande prejuízo para São Roque se perdermos este atrativo tão charmoso, admirado e cobiçado”, diz o parlamentar Maurinho.

“Sabemos que não é fácil nem impossível e estamos provando isso com os ofícios que recebemos do gabinete do Deputado Lippi endossando o nosso pedido para que finalmente os trens possam circular e o trem turístico seja uma realidade”, finaliza Doni Carteiro.