Instituto Federal e Vereador Guto Issa desenvolvem projeto sobre os Casarões de São Roque

Os Casarões de São Roque são comentados por muitos e admirados pelos turistas que circulam pela cidade nos finais de semana. Buscando valorizar essas construções antigas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Roque (IFSP/SRQ) e o mandato do Vereador Guto Issa (Rede) se juntaram para desenvolver o projeto intitulado “Roteiro dos Casarões de São Roque”.

Segundo explica Guto Issa, a parceria tem o objetivo de revitalizar o Centro Histórico da cidade. “A ideia é de identificar e mapear os casarões, entrevistar oralmente os moradores dos imóveis e analisar documentos que constam no Cartório de Registro de Imóveis. Também serão comparadas fotos antigas com imagens recentes das fachadas dos Casarões, com o objetivo de identificar os estilos arquitetônicos. Ao final, pretendemos colocar placas explicativas contendo parte da história desses Casarões, com o apoio da iniciativa  privada”, explica Guto

O Projeto “Roteiro dos Casarões de São Roque” é coordenado pelo prof. Dr. Rogério de Souza, e faz parte de uma ação maior que visa aprimorar a formação dos estudantes do IFSP/SRQ através da realização de ecoturismo no CECT Brasital e conscientização dos frequentadores de São Roque para a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da cidade.

Nas próximas semanas, o Vereador Guto Issa e o prof. Dr. Rogério de Souza divulgarão demais informações sobre o andamento do projeto e aproveitam essa oportunidade para convidar aqueles que se interessaram pela ação para entrar em contato com os envolvidos.

Demais ações voltadas ao patrimônio histórico:

Desde o seu primeiro mandato, Guto Issa tem uma enorme preocupação com a preservação dos bens culturais do município, dos patrimônios históricos e da revitalização do centro, incluindo os casarões do centro, que é o principal ponto do projeto. Em 2014, após intensa luta do Vereador, o Conpreha – Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural da Estância Turística de São Roque, foi reativado com o objetivo de reconhecer o valor histórico de prédios como a Brasital, os casarões do centro e a antiga escola Bernardino de Campos, por exemplo. Porém, faz um ano e meio que o Vereador Guto Issa vem solicitando ao Governo Municipal para que o Conpreha seja reativado novamente. “O Conpreha iniciou suas atividades, depois de um tempo deixou de existir e faz um ano e meio que solicito ao Executivo para que ele volte às atividades. Essas ações de preservação poderão auxiliar muito na revitalização do Centro Histórico de São Roque”, conclui Guto.