José Alexandre Pierroni Dias

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Contatos:
E-mail: v.josealexandre@camarasaoroque.sp.gov.br
Celular: (11) 9 7183-4562
Facebook: https://www.facebook.com/alexandrepierroni

José Alexandre Pierroni Dias / PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira /1º mandato

José Alexandre Pierroni Dias nasceu em 1972 na cidade de São Paulo, neto de imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, cursou o ensino fundamental na escola Barão de Piratininga e o médio na escola Horácio Manley Lane.

Desde criança seu gosto pelos animais já dava indícios do que seria profissionalmente. Em 1980, na primeira série, sua professora Cora, percebeu seu amor pelos animais e lhe presenteou com o Livro ‘A luta pela vida – O mundo em que vivemos’, com uma dedicatória parabenizando-o pelo seu amor pelos animais

Por volta dos 15, decidiu que queria ser médico veterinário. Consciente de que seus pais não teriam condição de custear seus estudos em uma faculdade particular, dedicou-se com afinco aos estudos e conquistou uma vaga na Universidade de São Paulo onde cursou Medicina Veterinária no período entre 1992 e 1996.

Aos 16 anos fez questão de votar na primeira eleição direta do país após o golpe militar de 1964.

Na Faculdade de Medicina Veterinária da USP, foi eleito representante discente para atuar na comunicação social por meio do jornal da faculdade (O Estábulo de São Paulo).

Ao terminar o curso, retornou a São Roque e deu início a carreira de médico veterinário atendendo em domicílio e, após cinco anos, em sua própria clínica veterinária onde atua desde então.

De 1999 a 2001, trabalhou na Concessionária CCR Via Oeste como veterinário responsável pelo resgate de animais atropelados e abandonados nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares. Atuando na coordenação de operações de remoção, tratamento e adoção destes animais por entidades beneficentes sem fins lucrativos.

Casou-se em 2006 com Renata Caramez, Cirurgiã-dentista com quem tem duas filhas.

Em 2011 concluiu sua especialização em dermatologia veterinária na FMVZ-USP e em 2012 sua especialização em Radiologia veterinária no IVI-SP.

Envolveu-se com a causa de proteção animal desde o início de sua carreira, sendo eleito, em 2015, como Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais na cidade de São Roque, composta pela Sociedade Protetora dos Animais de São Roque, pela Associação Sempre pelos Animais e Associação Juventude Ecológica.

Em outubro de 2016, foi eleito vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira, com 1194 votos, tornando-se o segundo parlamentar mais votado do pleito. Durante o seu primeiro mandato, Alexandre Pierroni propôs diversas Leis, entre as quais: Ampla divulgação das vagas de emprego oferecidas pelo PAT; Campanha de conscientização pelo uso de fogos silenciosos, obrigatoriedade de afixar cartazes contendo o número do Disque-Denúncia para mulheres vítimas de violência; Criação do programa de descarte correto de medicamentos vencidos; Programa de higiene bucal infantil; Inserção do programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas municipais;  Institui o mês de agosto como o mês do aleitamento materno – “Agosto Dourado”; Permite a presença de Doula durante todo o trabalho de parto e pós-parto, bem como nas consultas e exames de pré-natal nas maternidades, hospitais e demais serviços municipais de saúde; Institui o programa adote uma escola; Instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais públicos e privados de lazer; Cria o programa de vacinação domiciliar de idosos e pessoas com deficiência; Campanha de conscientização sobre depressão na infância e na adolescência; Prioridade de encaminhamento para as vagas de emprego e cursos às mulheres vítimas de violência doméstica; Dia de conscientização e enfrentamento à Fibromialgia; Institui a “Parada Segura” para mulheres, crianças, idosos e deficientes ou com necessidades especiais, destinado a incentivar medidas e iniciativas seguras a seres adotadas nos ônibus e Obrigatoriedade de instalação de provadores de roupas acessíveis às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Já na área da proteção animal, Alexandre é autor de importantes Leis, sendo: Proibição de práticas de maus tratos em animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos; Institui o programa cão comunitário; Cria a Semana municipal de combate ao abandono de animais e obriga o agressor de animais a arcar com as despesas veterinárias decorrentes de maus-tratos; Dia Municipal da Proteção e Bem-Estar animal; Campanha de Conscientização a ser promovida nas escolas municipais sobre a posse e propriedade de animais domésticos e/ou de estimação; Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artificio e artefatos pirotécnicos em eventos realizados com a participação de animais ou em áreas próximas onde se abrigam animais, entre outras. 

Em 2020, Alexandre Pierroni foi reeleito, sendo o terceiro Vereador mais votado com 1.091 votos. Eleito vice-presidente do PSDB de São Roque para o mandato de 2020-2024.

Nestes cinco anos, Alexandre Pierroni sempre participou das Comissões Permanentes de Saúde e Educação, instituídas no Legislativo são-roquense.