Guto Issa propõe Emenda no orçamento para garantir realização de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista na rede municipal de Saúde

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

O Vereador Guto Issa apresentará uma Emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2016, visando destinar R$50 mil para a realização de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo Guto Issa, hoje a rede básica de saúde do município de São Roque não possui convênio com médicos especialistas na área que realizem o diagnóstico do autismo que é clínico, sendo feito por meio de observação direta do comportamento. “Infelizmente temos essa defasagem no município, hoje os pais ou responsáveis que necessitam ter o diagnóstico devem pagar para um profissional. Mas, quem não tem condições financeiras para arcar com os custos fica prejudicado”, relata.

Desde que iniciou o seu mandato, Guto Issa vem realizando um trabalho bastante focado junto ao grupo de apoio a pais de autistas (aMais São Roque).“Continuamos buscando junto ao Poder Público Municipal a criação de políticas públicas que beneficiem os autistas, bem como deem o apoio necessário ás famílias”, fala.

Segundo a aMais São Roque somente após o diagnóstico é que o autista pode ter acesso aos tratamentos e terapias adequadas ao TEA. “Os benefícios (BCP – LOAS) e todos os direitos garantidos por Lei para as pessoas com deficiência só podem ser desfrutados pelo autista se este tiver o diagnóstico. Além disso, a criança autista poderá ter um auxiliar em sala de aula, na rede municipal de ensino, desde que os pais ou responsáveis comprovem, também por meio do diagnóstico, que ela é autista”, explica.

A aMais é uma organização não governamental que luta para garantir o direito do autista. Para acompanhar o trabalho da entidade acesse https://www.facebook.com/aMaisSaoRoque/.