Com R$3,5 milhões em caixa, Prefeitura de São Roque continua deixando munícipes sem iluminação pública, afirma Vereador Cabo Jean

Através do requerimento 075/2022, de autoria do Vereador Cabo Jean, o qual cobrou esclarecimentos da Prefeitura com relação a algumas arrecadações e despesas do município ao longo dos anos de 2019, 2020 e 2021, o Parlamentar conseguiu confirmar aquilo que já era previsto diante das fiscalizações efetuadas.

Em posse das respostas, Cabo Jean confirmou que entre 2019 e 2021, somente com a arrecadação da taxa CIP (Contribuição de Iluminação Pública), a qual 25% do arrecadado deve ser utilizado com investimentos no que tange a expansão dos serviços de iluminação, o município de São Roque arrecadou dentro destes 25%, o equivalente a R$ 3.238.292,98 (três milhões, duzentos e trinta e oito mil, duzentos e noventa e dois reais e noventa e oito centavos). Este montante se refere a R$ 1.001.122,91 em 2019, R$ 1.074.278,13 em 2020 e R$ 1.162.891,94 em 2021.

Cabo Jean explica que com a data base de 29/04/2022 como  resposta aos valores relacionados à CIP, São Roque possuía em caixa um montante de R$ 4.287.999,70 e teria como restos a pagar o montante de R$ 726.836,13, o que significa dizer que o saldo disponível da CIP era de R$ 3.561.163,57.“Não consigo acreditar que o município possua mais de R$ 3,5 milhões em caixa sobrando para investimentos na expansão dos serviços de iluminação pública, um item essencial na vida dos nossos munícipes, principalmente aqueles que residem em bairros mais afastados, e que clamam urgente por esse tipo de serviço, uma vez que muitos para irem ou chegarem da escola, do serviço ou de qualquer outra necessidade, são obrigados a conviverem com a escuridão” comenta.

O Vereador Cabo Jean enfatiza que existem pesquisas que comprovam essa relação de iluminação pública e segurança, ou seja, quanto mais eficiente o serviço de iluminação, menor os índices de criminalidade. “Quantos casos de ações de meliantes não ouvimos ou convivemos diante da falta de iluminação, seja em nosso município, seja na região ou até mesmo no Brasil. O fato é que a população paga para ter iluminação e ter uma vida com mais tranquilidade. A iluminação traz a sensação de segurança e é responsável por inibir inúmeras ações de meliantes. Não consigo entender essa atitude da Prefeitura, até porque existem mais de mil braços jogados por lá, além de que a administração municipal não precisa e não pode ficar fazendo poupança com recursos que devem ser revertidos a nossa população, ainda mais essa que não possui iluminação pública ao seu dispor e convive com o medo e a aflição todos os dias”, esclarece.

O Parlamentar ressalta que essa é a importância de fiscalizar os atos do Poder Executivo, pois diante dessas informações é que possui embasamento para cobrar as ações imediatas e necessárias. “Espero que o Prefeito Guto Issa possa, o mais rápido possível, providenciar iluminação pública a essa população que nos dias de hoje sofre e sofre muito por não ter esse importante serviço perto das suas residências, e que o Prefeito entenda que a Prefeitura não depende desse lucro, muito pelo contrário, é obrigação dele reverter todo esse dinheiro arrecadado para os munícipes”, finaliza.