Casos de Dengue mais que dobram em São Roque e Vereador Cabo Jean cobra providências com relação ao prédio do “Antigo Mercadão”, localizado no Centro da cidade

Preocupado com a situação encontrada e atualmente evidente em plena região central do município de São Roque, o Vereador Cabo Jean protocolou o Ofício 2148/2023, direcionado à Vigilância Sanitária do município, relatando e cobrando providências com relação ao risco à saúde pública em razão da possibilidade de criadouros de Dengue no imóvel localizado na Avenida João Pessoa, onde funcionava o antigo prédio do “Mercadão Municipal”. Outro protocolo realizado pelo Parlamentar foi o Ofício 2149/2023, direcionado ao Serviço de Zoonoses do município, a fim de verificar quais as providências ou ações estão sendo ou já foram tomadas para combater a possibilidade de focos de criadouro do mosquito da Dengue, em uma das regiões mais movimentadas da cidade, cujo fluxo de pessoas é muito grande.
Cabo Jean comenta que o imóvel em questão, teve a sua primeira interdição no dia 06/08/2021, quando naquela oportunidade a Defesa Civil interditou o local após um desabamento em parte do prédio, e que chegou a sugar um automóvel que ali estava. Agora mais recentemente, o local passou por uma nova interdição, ampliando ainda mais a interdição do imóvel, já que no dia 13/02/2023, parte de outra estrutura do antigo Mercadão de São Roque veio a desabar. “Considerando a primeira interdição, já estamos falando de pelo menos 25 meses que o local está interditado, dos quais sete meses se passaram do ponto desta segunda interdição, e o que mais me preocupa, é que nada até o presente momento veio a ser feito pelos seus proprietários. A Prefeitura chegou a mover um processo judicial após a emissão de duas notificações (antes deste segundo desabamento) para sua demolição, porém, até então não atendidas pelos donos do imóvel, enquanto que uma terceira notificação veio a ser emitida após este segundo desabamento”, comenta o Vereador.
O Vereador enfatiza que não há como desconsiderar que o espaço fechado há mais de dois anos, vem se tornando sim um local de enorme quantidade de criadouros da Dengue, pois lá existem caixas d´água destampadas, restos de construções, inservíveis que estão sendo utilizados como acumuladores de água e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, cuja melhor maneira de prevenir a Dengue é combatendo e eliminando o mosquito transmissor, o qual se prolifera depositando seus ovos em locais com água parada. “Diferente do que alguns possam imaginar, o Aedes Aegypti não se reproduz apenas em água limpa, uma vez que já se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. É importante salientar que a Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, e para trata-la e cuidá-la, não existe vacina, remédio ou tratamento específico. Não adianta nada cada um de nós cuidarmos do nosso quintal, enquanto o Poder Público não tomar atitude contra um risco iminente de epidemia de Dengue”, diz o Parlamentar.

Desde o ano passado, Cabo Jean cobra ações do Poder Público Municipal, tanto que no início do ano de 2022, através do Requerimento 45/22 de sua autoria, questionou as medidas tomadas naquela oportunidade pelo município, já que havia um crescimento do número de casos, e poucas ações de combate, haja vista o município apresentava à época, uma classificação de risco relativo aos casos de Dengue. “É justamente a partir de agora em diante que entraremos no período de chuvas e o calor acaba que favorecendo a proliferação do mosquito, fazendo assim que medidas imediatas devem ser tomadas, aliás é este o momento exato para as ações preventivas serem executadas”, destaca o Vereador.

Casos de Dengue em São Roque:

O Parlamentar ressalta que considerando o número de casos notificados e registrados no município de São Roque do ano de 2022 para 2023, é possível verificar que os casos mais que dobraram. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, onde São Roque está com 314 notificações de dengue registradas neste ano de 2023, mais precisamente entre os meses de janeiro a agosto, houve um aumento de 270% do número de notificações registradas, e no mesmo período, mas no ano de 2022, o município registrou 85 notificações.

Segundo Cabo Jean, ainda de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado, se considerarmos o número de casos registrados no município, em 2022, no mesmo período de janeiro a agosto, São Roque registrou 37 casos de dengue, dos quais 33 deles foram originários do próprio município, enquanto que neste ano de 2023, o município já registra um aumento de pelo menos 120% dos casos de dengue, com 81 casos entre janeiro a agosto, com 61 deles sendo originários do próprio município.