Câmara veste algo rosa em outubro, aderindo a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail
 

Por iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e com a adesão da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, os servidores que atuam no Legislativo e também os vereadores vestiram algo rosa para chamar atenção pela importância da campanha nacional que busca conscientizar a sociedade quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Governo Federal, o movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

A Presidente da PEM, Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, comenta que infelizmente o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no mundo todo, portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças aumentam as chances de cura e reduzem a mortalidade. “Nos próximos dias iremos divulgar as datas em que a Carreta da Mamografia estará em nosso município, pois através de uma Emenda Impositiva, proposta por mim, garantiremos a realização de cerca de 800 atendimentos”, informa.