Cabo Jean se diz preocupado com mais de R$2 milhões pagos como subsídios pelo transporte público municipal em apenas 77 dias

O vereador Cabo Jean, Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, participou nesta quarta-feira, 12, de Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal, convocada para tratar do transporte público municipal com a presença do Diretor de Planejamento da Prefeitura Marcos Toledo, que informou que a Prefeitura já pagou mais de R$2 milhões de subsídio pelos serviços.

Durante a Sessão, foram apresentadas informações referentes aos valores pagos como subsídio desde que a Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa Mirage e anunciou a empresa Jundiá como sua substituta em 13 de fevereiro, ou seja, há exatamente 77 dias.

Segundo o Diretor de Planejamento, os valores pagos pelos 16 dias do mês de fevereiro, período entre 13 e 28 de fevereiro, o custo da operação foi de R$683.982,27, e a receita arrecadada foi de R$276.107,50, restando à Prefeitura o pagamento de subsídio no valor da diferença, ou seja, R$407.874,77. Já no mês de março, o custo da operação foi de R$1.327.622,78, enquanto que a arrecadação foi de R$457.799,00, restando o pagamento de subsídio pago pela Prefeitura no valor de R$869.823,78. No mês de abril, o valor da operação foi de R$1.274.258,98 e a arrecadação finalizou em R$474.826,50, restando a pagar como subsídio o valor de R$799.432,46.

“Diante dos números apresentados, o valor pago por apenas 77 dias foi R$2.077.131,01, o que significa que o custo dos subsídios pelo transporte público até o momento é de R$26.975,73 por dia. A minha preocupação é que no orçamento do município, votado no ano passado para o exercício de 2021, estão previstos R$5.122.000,00 destinados ao subsídio pelo transporte público e, se continuarmos neste ritmo, a Prefeitura será obrigada a solicitar autorização da Câmara Municipal para suplementação de recursos, pois não haverá dinheiro suficiente para o pagamento de subsídios dos últimos três ou quatro meses finais do ano”, explica Cabo Jean.

O parlamentar também questionou a falta de transparência, prometida pelo Chefe do Executivo no momento da contratação da empresa Jundiá quando afirmou que divulgaria todas as informações referentes ao custo do transporte público e subsídios, e que até o presente momento, nenhuma informação oficial foi disponibilizada à população.

“Antes, a Prefeitura pagava um valor inferior ao custo da operação, ou seja, fazia de conta que pagava e a empresa, por sua vez, fazia de conta que prestava um bom serviço. Já hoje, com a garantia da cobertura do custo da operação, a empresa de ônibus não corre o risco de ter prejuízo e, por essa razão, não pode em hipótese alguma ter falhas ou prestar um mal serviço, e essa obrigação é a que devemos cobrar, e meu papel como vereador é fiscalizar isso”, conclui Cabo Jean.