Alexandre Pierroni participa de curso na USP sobre cuidados na infância e adolescência

Em busca de mais informação e conhecimento para seu mandato, o vereador Alexandre Pierroni participou, na última quarta-feira, dia 09, do curso de difusão “A Criança com Prioridade:  Direitos da Criança e do Adolescente na Sociedade Contemporânea”, iniciativa da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, por meio do Programa Aproxima-Ação / USP Comunidades, realizado na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

Pierroni que tem entre as principais pautas de seu trabalho na vereança a preocupação com a criança e o adolescente em áreas como educação, saúde, segurança, entre outras, teve a oportunidade de ouvir renomados profissionais que trataram desses assuntos em um evento pensado para promover a discussão e a aprendizagem sobre tão importantes temas.

“O Dia das Crianças é uma data simbólica, devemos pensar e nos preocupar com o desenvolvimento delas e tudo o que envolve a garantia dos seus direitos durante todo o ano e esse é um dos meus compromissos como vereador”, comenta.

O ciclo de palestras teve início com a Profª Drª Ana Estela Haddad, Coordenadora do Programa USP Aproxima-Ação, discorrendo sobre “A importância do desenvolvimento infantil integral desde a primeira infância”. Em seguida a Profª Drª Maria Thereza Costa Coelho de Souza, do Instituto de Psicologia da USP, abordou o tema “O conceito de violência e relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes em diferentes contextos”.

Para falar sobre “A situação da infância em São Paulo sob o olhar do Sistema Judiciário”, o curso teve a participação da Drª Dora Martins, Juíza da Vara Central da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça de São Paulo. “Leitores e Leituras: o leitor literário em tempos de internet”, foi o tema da palestra de encerramento apresentada pelo Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Através de seu trabalho como vereador, Pierroni destina anualmente recursos para melhoria e manutenção em escolas públicas, programas de distribuição de kits odontológicos, já criou Leis como as que garantem o direito à brincadeira as crianças deficientes físicas nos playgrounds do município, que instituem programas de leitura e conscientização ambiental nas escolas, entre outras.

“É preciso cuidar das crianças hoje porque se não cuidarmos no presente não farão o futuro, investindo na primeira infância, esse retorno será muito maior à sociedade, quando a criança está inserida na sua rede de proteção ela será um adulto melhor”, finaliza o vereador Alexandre Pierroni.