A corrupção dorme no berço da nossa história…

A corrupção é um problema crônico no Brasil e apesar de muitos atribuírem esse problema à falta de caráter daqueles que fazem parte de grupos representativos, como políticos e policiais, não podemos negar que mesmo nesses grupos existem pessoas que não se deixam corromper. Alguns historiadores afirmam que a corrupção já nasceu na época da colonização portuguesa, até porque os colonizadores vieram ao Brasil para explorar as riquezas naturais, sem se preocupar com os índios. Aliás, é provado que os primeiros a serem corrompidos nesse país foram exatamente os indígenas, pois os portugueses os subornavam para conseguir tesouros brasileiros e depois os escravizavam.

A corrupção é bastante grave no Brasil, como vimos é histórica, estrutural, não só do governo e não só em um partido político. Mas, infelizmente começa muito cedo na educação do filho, que é subornado com promessas de brinquedos ou outros ganhos, para que consigam notas altas na escola. A corrupção continua em todos os lugares. Quando os motoristas ultrapassam pelo acostamento, na compra de um recibo para imposto de renda, um atestado médico comprado e entregue pelo pai para que o filho não receba falta na escola, etc.

Temos hoje uma maior capacidade de investigação e uma maior vontade da sociedade acabar com tudo isso.
Para diminuir a corrupção no Brasil é preciso reduzir os cargos públicos comissionados, oferecer pagamentos justos a todas as categorias profissionais, regular e fiscalizar todas as instituições do governo, e continuar aprimorando as legislações para o combate à corrupção.

Estamos na fase de indignação e de revolta com todos estes fatos escabrosos de corrupção na mais alta esfera política do país, mas a democracia é alcançada de forma gradativa, através da transparência e das mudanças destes conceitos degradantes que tanto prejudicam a nossa sociedade e o nosso futuro enquanto nação.

Alexandre Pierroni é Veterinário há 20 anos em São Roque, Vereador e Secretário da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Câmara Municipal.