A Casa Caiu – Hora de Reconstruir

Uma casa desabou em São João Novo, na sexta-feira (20), quando oportunamente acionamos a Defesa Civil do Município para que proporcionasse assistência à família atingida.  No entanto, não foi à única, após a divulgação do valor da dívida deixada pela antiga administração municipal.

O levantamento interno realizado pelo Departamento de Finanças, solicitado pelo Prefeito Cláudio Góes, chegou a um número de aproximadamente R$ 20 milhões.
Essa situação lembrou-me uma citação bem interessante, que diz: “Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso” (Efésios 5:11-12).

Já o título deste artigo, “A CASA CAIU”, é uma expressão usada quando algo saiu do controle ou quando algo foi descoberto em flagrante. Embora já se previsse que as coisas estavam ruins, ninguém imaginava que este montante fosse tão alto.

Portanto, se a casa caiu, está na hora de reconstruí-la. Toda a reconstrução começa com a limpeza dos escombros. E limpar os escombros significa exigir a responsabilidade de quem nos deixou nessa situação.

Depois de retirados os escombros, precisamos pensar em novas práticas políticas e uma nova visão ética e econômica para a cidade, porque não adianta limpar sem ter um plano de reconstrução com propostas concretas. E, se não tem dinheiro por que foi mal gasto pelo governo, temos boas ideias e gente trabalhadora para botar esta cidade de pé, mas com alicerces profundos, sólidos e duradouros: os alicerces da justiça, da responsabilidade e da transparência.

Alexandre Pierroni é Veterinário há 20 anos em São Roque, Vereador e Secretário da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Câmara Municipal.