Vereador Cabo Jean fiscaliza prestação de serviços da nova empresa responsável pela coleta de exames laboratoriais

Na última segunda-feira, dia 22 de maio, o Vereador Cabo Jean esteve no Centro de Saúde II “José Carvalho de Brito”, perto da Rodoviária, após recebimento de inúmeras reclamações, e consequentemente fiscalizar a qualidade da prestação dos serviços da nova empresa responsável pela coleta dos exames laboratoriais na rede municipal.  Apesar do site da Prefeitura não mencionar o nome do prestador de serviços, o Vereador Cabo Jean conversou com alguns funcionários que se apresentaram pertencentes ao quadro de funcionários da empresa Mangueiras Cento de Diagnósticos, da cidade de Tatuí, que iniciou os trabalhos no município de São Roque na última segunda-feira, dia 22 de maio.

Se não bastasse os prejuízos da última semana, tendo em vista que a Prefeitura suspendeu as coletas e agendamentos por causa da mudança do prestador de serviços de coletas de exames laboratoriais, o Parlamentar se deparou com o descumprimento de situações previstas em contrato, como por exemplo, pelo item 3.4, que prevê o mínimo de dois técnicos de enfermagem e para efetuar as coletas dos exames dos pacientes e no Centro de Saúde II, onde o Vereador esteve, só havia uma  profissional da área, além do descumprimento do item 4.5 que obriga a empresa a oferecer bolacha doce ou salgada, bem como uma bebida láctea ou um suco para quem estivesse de jejum após coleta dos exames. “Além das reclamações dos pacientes do CSII, também recebi reclamações de munícipes com relação aos Postos de Saúde do Carmo e Maylasky. Já achei um absurdo o que ocorreu na última semana, quando até mesmo os agendamentos foram suspensos e agora com uma empresa recém contratada, temos em seu primeiro dia inúmeras reclamações e descumprimento do estabelecido em contrato”, diz.

Pelo segundo dia consecutivo realizando as fiscalizações dos serviços, na manhã desta terça-feira, dia 23 de maio, o Vereador Cabo Jean esteve nas seis unidades de saúde que realizam os serviços de coleta de exames durante esse dia da semana, sendo elas CS II, Guaçu, Vila Nova, Taboão, Maylasky e São João Novo. “Nessas unidades visitadas, destaco o que deparei nas unidades do Guaçu e Vila Nova, onde a empresa que deveria estar com dois técnicos de enfermagem estava com apenas uma técnica de enfermagem e não havia a oferta das bolachas e da bebida do café para quem estivesse de jejum e precisasse se alimentar. Ou seja, mais duas unidades em que houve descumprimento do previsto em contrato”, explica.

O Vereador lamenta que a população está sendo prejudicada e informa que continuará fiscalizando até que o serviço seja prestado de acordo com aquilo que está estabelecido no contrato, até porque nada está sendo de graça. “Saúde e Administração Municipal parecem não caminharem juntos ou não terem entendimento, pois é inadmissível nos depararmos com falhas iguais a essas, causando transtornos e mais transtornos para a nossa população. Se não bastasse a falta de funcionários para a entrega de medicamentos, a falta de medicamentos, a falta de médicos pediatras, a demora de dois a três meses para consultas médicas nos postos de saúde, agora temos o problema com o serviço de coletas de exames laboratoriais. O que mais pode piorar?”, questiona.

Indicações:

Através das Indicações nº 24 de 24 de janeiro de 2023 e nº 100 de 13 de fevereiro de 2023, o Vereador Cabo Jean pedia o fornecimento de café para as crianças e demais pacientes, que passam pelas unidades de saúde para coleta de exames laboratoriais, o que foi atendido pelo Departamento de Saúde, tanto que inseriram no item 4.5 do Pregão Eletrônico nº 002, publicado em 20/03/2023, a cláusula para fornecimento de alimentação. “Não só solicitei, como estou fiscalizando a oferta deste serviço, que entendo ser essencial para as pessoas que vem de longe, estão em jejum e muitas vezes não tem condições de comprar um lanche ou tomar um café”, finaliza.