Julio Mariano busca expansão de rede de água para os Bairros Carmo, Caetê, Pilão D’ Água e Juca Rocha

Quem reside nas regiões mais afastadas do centro de São Roque, principalmente nas áreas de divisa com outros municípios, precisa instalar em suas propriedades os poços caipiras para garantir o abastecimento de água nas suas residências. Porém, em virtude da estiagem dos últimos tempos, muitos munícipes estão sofrendo com a falta d’água.

Procurado por diversos moradores, o Vereador Julio Mariano está empenhado em cobrar da Sabesp algumas ações para que haja prolongamento da rede de água em várias localidades, entre elas, Carmo, Caetê, Pilão D’ Água e Juca Rocha. “Desde a última renovação de contrato com a Sabesp, nos foi apresentado um cronograma de trabalho, que garantia o fornecimento de água encanada para 100% da população são-roquense. Mas, passados todos esses anos, a Sabesp não conseguiu concluir os serviços e muitos munícipes estão sendo prejudicados com a falta d’água, já que inúmeros poços caipiras secaram”, lamenta.

Com o objetivo de propor soluções e amenizar o sofrimento dessa população, o Vereador Julio Mariano tem buscado alternativas para resolver o problema. “Na Vila Lino, por exemplo, a Sabesp instalou um poço artesiano para abastecer as casas. Já em outros locais, o problema permanece e as vezes a rede de água encontra-se nos municípios vizinhos de Vargem Grande Paulista ou Itapevi, há cerca de 500 ou até 1000 metros dos Bairros pertencentes a São Roque. Se fosse prolongar a rede de São Roque, a distância e o custo seriam muito maiores. Inclusive, nas cidades vizinhas, a Sabesp também é a responsável pelo fornecimento de água”, diz.

O Vereador Julio Mariano informa que esteve com um morador do Pilão D’ Água, Sr. Domingos, na Prefeitura de Vargem Grande Paulista para conversar com o Secretário de Obras, cujo propósito seria que acontecesse o prolongamento da rede de água. “Na oportunidade, o Secretario foi bem prestativo e entrou em contato com a Gerência da Sabesp e o responsável informou que havia possibilidade de expandir a rede para o Bairro de São Roque. Recentemente, o Prefeito do município de Vargem Grande Paulista esteve na Câmara Municipal para receber uma Moção de Congratulações por ter sido eleito presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo – CIOESTE. Aproveitei para relatar o problema e o Chefe do Executivo se colocou à disposição. Portanto, em breve farei uma visita ao Prefeito Josué para explicar detalhadamente a solicitação, além de somarmos esforços para que aquela comunidade seja contemplada com a tão sonhada água encanada”, destaca.

Julio Mariano comenta que se reuniu com o Prefeito Guto Issa para levar até ele o relato da população e ele se colocou à disposição para arcar com os custos de implantação. “Agradeço pela atenção do Prefeito Guto Issa e sei que ele está comprometido para resolver essas questões de falta d’água. Enviei Ofício para a Gerência da Sabesp, regional de São Roque, e não obtive retorno até o presente momento. Obtive informações de que está prevista, para ocorrer em torno de dois anos, a implantação de uma adutora que virá de São Lourenço, passando por Vargem Grande Paulista e por São Roque. Após a instalação da adutora, a Sabesp teria condições de fornecer água para as referidas regiões. Mas, a demora é longa e precisamos resolver o problema dessa população o quanto antes, uma vez que a água é essencial para a nossa existência”, finaliza.