Vereador Julio Mariano relembra a trajetória de nossa cidade e pede ao Padroeiro que nos ajude a gerar empregos

São Roque é um dos municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.
Julio Mariano comenta que tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial, quanto pelas referências estaduais.
De acordo com dados históricos, a cidade de São Roque foi fundada na segunda metade do século XVII pelo bandeirante Pedro Vaz de Barros, mais conhecido como Vaz-Guaçu. O município surgiu de uma enorme fazenda e uma capela por ele construída na onde hoje é a Praça da Matriz, justamente pela sua devoção ao santo São Roque. A fazenda era usada para o cultivo de vinhedos e de trigais, sendo que toda a mão-de-obra era indígena forçada e mais tarde, de escravos negros.
Conforme a história, pouco tempo depois da criação dessa fazenda, o irmão de Pedro Vaz, Fernão Paes de Barros, veio morar em São Roque, nos mesmos moldes que seu irmão, fundando uma fazenda e uma capela, contudo em louvor a Santo Antônio.
No ano de 1832, São Roque foi elevada à condição de Vila e em 1864 passa a ser município. Entre 1872 e 1875, é inaugurada a Santa Casa de Misericórdia e a Estação da
Estrada de Ferro Sorocabana. Já no final do século XIX, sua economia é impulsionada por causa da chegada de imigrantes italianos. Ao que consta, esse progresso ocorreu em função da influência política do Sr. Antônio Joaquim da Rosa, o Barão de Piratininga, importante personalidade são-roquense, sendo considerado amigo pessoal do Imperador D. Pedro II. O Barão de Piratininga chegou, inclusive, a ser nomeado Presidente da Província de São Paulo no ano de 1869.
Ainda segundo a história, em 1890, o industrial italiano Enrico Dell’Acqua funda a BRASITAL, uma das primeiras indústrias têxteis do Brasil, que funcionou até meados dos anos 70. Atualmente, faz parte do Patrimônio Público Municipal, abrigando um Centro Cultural e Educativo, bem como a Biblioteca.
Julio Mariano explica que a população estimada em São Roque no ano de 2018 era de 89.943 habitantes, distribuídos em 307,55 km² de área, com 106 bairros. O município é formado pela sede e pelos distritos de
Canguera, Maylasky e São João Novo.
Neste mês em que a cidade completa 362 anos, o Vereador Julio Mariano fala sobre a importância do turismo “bate-volta”. “Pessoas de toda a região no raio aproximado de 100 km visitam a cidade semanalmente, onde usufruem de belos passeios, restaurantes variados e dos vinhos, licores, destilados, alcachofras e doces produzidos na cidade. Isso faz com que movimente a economia e exista, mesmo que em escala reduzida, a geração de empregos”, diz.
Como ocorre em vários municípios brasileiros, a Prefeitura é a maior geradora de empregos na cidade, situação essa que se agrava devido à crise financeira que se estabelece no país, inclusive, o Governo está diminuindo os repasses das conhecidas verbas carimbadas. “A Prefeitura terá dificuldades de manter a folha de pagamento de seus funcionários. Atrelada a isto, infelizmente não temos oferta de empregos, portanto, deve-se tomar medidas urgentes para a criação de programas arrojados no sentido de se dar oportunidade de emprego e renda para a população. Neste mês em que São Roque faz aniversário gostaria de exaltar a Cidade e ao nosso Padroeiro, e a este pedir: Olhai por nós e ajudai a gerar empregos”, finalizou o Vereador de São Roque, Julio Mariano.