Vereador Julio Mariano comenta sobre o “Programa Kit Lanche” para pacientes que realizam tratamento de saúde em outros municípios

A rotina de Tratamento de Saúde fora de domicílio através do Sistema Único de Saúde (SUS), se faz por meio do transporte oferecido pelo município de origem do paciente para outras cidades onde ficam localizadas as referências médicas. Hoje o município da Estância Turística de São Roque encaminha os pacientes para atendimento de procedimentos médicos em outros municípios da região, preferencialmente dentro da DRS 16 (Divisão Regional de Saúde), da qual São Roque faz parte juntamente com mais 45 cidades.

O Vereador Julio Mariano informa que de janeiro a agosto deste ano o setor de Saúde realizou o transporte de 36.516 pacientes e acompanhantes, sendo que somente para a cidade de Sorocaba foram 16.857 pessoas. “O ideal seria que cada município pudesse ofertar as especialidades médicas onde reside o paciente, porém atualmente isso não é possível, não só em São Roque, mas na maioria dos municípios de nosso país. Assim, dentro de seus recursos, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Roque possui uma frota de veículos que oferece diariamente transportes para que estes pacientes tenham acesso aos procedimentos médicos referenciados em outras localidades”, comenta o Edil.

O Parlamentar esclarece que não é possível fornecer transporte exclusivo aos moradores, muitos saem de casa de madrugada e acabam retornando aos seus lares ao anoitecer. “Vários desses pacientes não têm condições de levar alimentos ou dinheiro para comprar um lanche ou fazer uma refeição. Portanto, em conversa com o Prefeito Guto Issa e com a Diretora de Saúde Simoni Camargo Rocha, surgiu a ideia de se implantar o “Kit Lanche”, que será oferecido para os pacientes e acompanhantes em tratamento fora do município”, diz Julio Mariano.

Em março deste ano, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 22/2022-L, de autoria do Vereador Julio Mariano, que instituiu o “Programa Kit Lanche”, a ser fornecido pela Prefeitura aos são-roquenses que utilizam a Rede Básica de Saúde e são atendidos em outros municípios, geralmente em unidades de referência da região. “Diariamente, inúmeros moradores de São Roque utilizam o transporte oferecido pela Prefeitura para passarem por atendimento médico adequado em outras cidades. Muitos deles enfrentam tratamentos dolorosos e saem de suas residências horas antes, na maioria das vezes em jejum. Grande parte desses pacientes e seus acompanhantes não possuem recursos financeiros para comprarem alimentos, motivo pelo qual me despertou o interesse em propor ao Executivo o “Programa Kit Lanche”, que com certeza beneficiará diversas pessoas, incluindo pacientes e acompanhantes”, finaliza o Vereador Julio Mariano.