Vereador José Luiz discorda de auditoria sobre tarifa do transporte público

O Vereador José Luiz da Silva César, membro da Comissão de Assuntos Relevantes- CAR do Transporte Público, instituída na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque para acompanhar os estudos referentes ao valor da tarifa de concessão de subvenção junto à empresa prestadora de serviços de transporte público, apresentou na última quinta-feira, dia 9 de julho, o documento denominado “voto em separado”, com a finalidade de discordar da manifestação favorável do relatório da CAR.
José Luiz fez uma série de apontamentos nas 15 páginas do “voto em separado”. “Analisei os documentos produzidos pela empresa Polo Planejamento, contratada pela Câmara Municipal pelo valor de R$ 65.500,00, para apresentar estudos sobre a real tarifa do serviço de transporte público de passageiros em São Roque. Ao meu ver, neste trabalho de auditoria, a empresa realizou uma pesquisa de campo superficial num período de apenas sete dias, tendo em vista que no relatório constam que das 19 linhas existentes no município, 16 não tiveram computados o número de passageiros embarcados partindo dos Bairros. Além do mais, das também 19 linhas operando, a Polo Planejamento não efetuou a contagem de passageiros embarcados em quatro delas, isso partindo da Rodoviária, principalmente nos primeiros horários, os quais tendem a ter mais usuários porque as pessoas se deslocam para o trabalho”, ressalta.
O Vereador José Luiz alega que a Polo Planejamento deveria elaborar uma pesquisa de campo ampla, minuciosa e cheia de detalhes. “Na auditoria, levou-se em conta os números informados pela empresa Mirage Transportes, portanto, os resultados tendem a ser similares. No meu entendimento, o estudo feito não contribuiu em nada para sabermos a real tarifa do serviço de transporte coletivo no município. Na avaliação da Polo Planejamento, não ficou claro se a tarifa de reequilíbrio e subsídio deveria ser de R$6,22 e R$701.655,00 respectivamente, valores estes que discordo justamente pela falta de informações por parte da auditora”, afirma.
No documento “voto em separado”, José Luiz questionou o comparativo da quilometragem operacional nos anos de 2018 e 2019. “A Polo Planejamento fez um comparativo e analisou que em dezembro de 2019, a quilometragem, se comparada a dezembro de 2018, teve uma redução de 5% e estima-se que em dezembro de 2020 o acumulado de quilometragem sofrerá uma redução de 11%. Por isso, indiscutivelmente também haverá redução do custo de operação da empresa Mirage Transportes”, fala.
Com o objetivo de buscar dados, José Luiz realizou uma pesquisa em outros municípios. “Através de informações obtidas, é possível termos uma boa gestão do sistema de transporte público, a exemplo das cidades de Santana de Parnaíba e Carapicuíba, cujo valor da tarifa vigente é de R$4,50 ou até mesmo ao município de Itu, onde a tarifa é de R$4,00 e as Prefeituras não repassam valores de subsídio”, comenta.
De acordo com os valores levantados por José Luiz, em 2020 a Prefeitura deve repassar à Mirage Transportes o valor de R$5.232.000,00, valor esse que segundo o parlamentar, teria que ser investido na área de saúde. “Sugiro à Administração Municipal que siga o exemplo de outras cidades que fazem uma boa gestão do transporte público, ao custo zero, para não causar prejuízo ao erário”, enfatiza.
Na última sexta-feira, dia 10, o Vereador José Luiz protocolou na Casa de Leis os Ofícios números 766/768 e 771, que encaminha o “voto em separado” à empresa Polo Planejamento, ao Presidente da CAR do Transporte Público e ao Presidente da Câmara.