Vereadores propõe abertura de Comissão Especial de Inquérito para apurar possíveis irregularidades na utilização de vacinas para a Covid-19 no município de São Roque

Nesta semana, oito Vereadores do Legislativo são-roquense pediram abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncias de possíveis irregularidades na utilização de vacinas para a Covid-19 no município.

Através do Requerimento nº 082/2021, assinado pelos Vereadores Rogério Jean da Silva (Cabo Jean), Clóvis Antonio Ocuma (Clóvis da Farmácia), Diego Gouveia da Costa, José Alexandre Pierroni Dias (Alexandre Veterinário), Marcos Roberto Martins Arruda (Marquinho Arruda), Newton Dias Bastos (Niltinho Bastos), Rafael Tanzi de Araújo e Willian da Silva Albuquerque, eles solicitam ao Presidente da Câmara, Vereador Julio Mariano, a instauração da CEI, visando assim a apuração das supostas irregularidades relacionadas as aplicações das vacinas do Coronavírus na cidade de São Roque.

Um dos Vereadores que já vinha recebendo várias denúncias nas últimas semanas, Vereador Cabo Jean, o qual havia sido autor do Requerimento nº 68, protocolado em 29 de Março, e rejeitado na 10ª Sessão Ordinária, realizada em 07 de abril, cujo documento solicitava informações a respeito do “vacinômetro” e da falta de transparência quanto a divulgação do número de vacinas recebidas e do número de vacinas aplicadas, explica que no último sábado, dia 10, a Prefeitura de São Roque abriu sindicância para apurar supostas irregularidades na aplicação das sobras de vacinas contra o Covid-19. “Curiosamente, o tão importante Requerimento que traria inúmeras respostas foi rejeitado, porém dias depois, a atual Gestão resolve apurar tais denúncias. Portanto, entendemos que a CEI instalada na Casa de Leis trará esclarecimentos e informações, tanto quanto ou até mais, do que a sindicância aberta pela Prefeitura”, diz Cabo Jean.

Dentre os autores do pedido de CEI, quatro Vereadores, sendo eles Diego Costa, Cabo Jean, Niltinho Bastos e Marquinho Arruda, compõe a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) instituída na Câmara em fevereiro deste ano para acompanhar o Plano de Vacinação contra a Covid-19. Apesar de ter a CAR, os quatro Vereadores enfatizam que as respostas demoram para chegar e as reuniões são espaçadas, mas a cada dia que passa, são recebidas novas denúncias. “Com o objetivo de obtermos respostas mais rápidas e precisas, criamos a CEI, porque a nossa população cobra diariamente por respostas”, dizem.

De acordo com os Vereadores Alexandre Veterinário, Clóvis da Farmácia, Rafael Tanzi e William Albuquerque, eles se propuseram a assinar e abri a CEI, pois também vem recebendo informações da suposta aplicação indevida de vacinas. “Estamos exercendo o nosso papel de fiscalizarmos os atos do Executivo, pois a população nos cobra diariamente pelas respostas que ainda não temos”, finalizam.