Vereadores Dra. Claudia Pedroso e Diego Costa conseguem aplicação da Lei de parto humanizado e presença de doulas

Através da atuação dos vereadores Dra. Claudia Pedroso e Diego Costa, o Poder Executivo, através da Diretoria de Saúde, deu início a implantação do parto humanizado na Santa Casa de São Roque, e nos demais hospitais do município, com a autorização para a presença de doulas junto às parturientes em todos os momentos do pré ao pós parto.

Dra. Claudia e Diego se reuniram várias vezes com as doulas, assim como com a administradora da Santa Casa, Taís Marolato Danilucci e com o Diretor de Saúde do município, Dr. Luís Redda, com o objetivo de identificar as dificuldades para a implantação do parto humanizado e a forma de superá-las, visando a segurança e a integridade de todos os envolvidos.

Assim, no último dia 13 de junho, aconteceu na Santa Casa de São Roque o primeiro parto que iniciou oficialmente o programa que permite doulas junto às parturientes antes, durante a após o parto, com benefícios às mães e aos bebês para que ambos tenham sua dignidade médica, social, emocional e familiar garantida nesse complexo e especial evento.

“Em um momento de tanta fragilidade e ao mesmo tempo de necessária força, é muito importante que as gestantes tenham acolhimento e respeito, uma mão para acolhê-las, afinal, um atendimento mais humano faz a diferença, e saber que nossa atuação permitiu esse parto e outros tantos que virão, nos deixa muito felizes”, relatam os vereadores.