Vereador Rafael Marreiro questiona Departamento de Saúde sobre cirurgias de catarata

Através do Requerimento nº 151/2019, protocolado na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, o Vereador Rafael Marreiro está cobrando informações do Departamento de Saúde quanto a realização de cirurgias de catarata na rede pública.

Rafael Marreiro explica que no documento há uma série de questionamentos, tendo em vista que não há informações sobre lista de espera ou para onde são encaminhados os munícipes que precisam realizar a cirurgia. “Sabemos que o tratamento mais indicado para a catarata é a cirurgia, considerada em muitos casos um procedimento simples. Mas, precisamos de esclarecimentos por parte do poder público, principalmente se há muitas pessoas aguardando, se são realizadas pelo Sistema Único de Saúde e em qual hospital ocorrem as cirurgias de catarata”, comenta.

O Vereador Rafael Marreiro aguarda um posicionamento do Departamento de Saúde quanto ao pedido de informações.

Catarata:

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a catarata é considerada qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, ao qual ocasiona na diminuição da visão, sendo que as alterações podem acarretar desde pequenas distorções visuais ou até mesmo a cegueira.