Vereador Cabo Jean pede contratação de mais Guardas Municipais para São Roque

Nesta semana, o vereador Cabo Jean encaminhou um Ofício ao Prefeito Guto Issa solicitando a contratação de mais Guardas Civis Municipais para recompor o efetivo da corporação, reduzido em razão da aposentadoria de vários integrantes.

“Em outubro de 2019 a Prefeitura contratou 11 novos Guardas Municipais, em fevereiro de 2020 mais nove foram contratados, entretanto, neste período oito GCMs se aposentaram e existem outros pedidos de aposentadoria pendentes, o que deve reduzir ainda mais o efetivo”, explica.

O vereador comenta que iniciou as conversas com o atual prefeito ainda em 2020 para tratar da importância do assunto e sobre a necessidade de contratar mais profissionais. Além dos 20 Guardas Municipais que já foram contratados através Concurso realizado em 2016, o Edital do mesmo permite a contratação de mais sete Guardas Municipais através do Cadastro de Reserva. “Pedi ao Prefeito para contratá-los com urgência para repor o efetivo desfalcado, pois antes de assumirem as funções eles têm que fazer o curso de formação”.

Cabo Jean enfatiza que o efetivo atual da Guarda Municipal poderia ser de até 100 profissionais, mas que atualmente são apenas 56, razão pela qual desde o início do seu primeiro mandato, em 2017, tem lutado para o aumento do efetivo e, consequentemente, pela melhora da segurança da população são-roquense.

Criação da ROMO

Outra solicitação do vereador Cabo Jean ao Poder Executivo foi o encaminhamento de um Projeto de Lei que permita a criação da ROMO – Rondas Ostensivas de Motocicletas, o que permitirá o patrulhamento com motocicletas pela Guarda Municipal, semelhante a atuação da ROCAM, da Polícia Militar, cuja importância é reconhecida no combate ao crime e para a proteção da população.

“Pedi a criação da ROMO porque é uma atuação eficiente, pelo exemplo da PM, e a Emenda Parlamentar que conquistei junto ao Senador Major Olímpio viabilizará a compra de nove motocicletas novas para a GCM que darão melhores condições de trabalho e permitirão um patrulhamento mais eficiente nas ruas do município”, encerra.