Vereador Cabo Jean diz que, para deixar de ser rodovia da morte, Lívio Tagliassachi precisa ser duplicada e não recapeada

Desde o início de seu primeiro mandato, o Vereador Cabo Jean tem cobrado incessantemente melhorias e a duplicação da Rodovia Lívio Tagliassachi, também conhecida como Acesso à Castelo Branco, e sua luta continua, embora tenha sido surpreendido com a notícia de que a Prefeitura aceitou do Governo do Estado o recapeamento da estrada, sem reivindicar a duplicação, em convênio firmado na última segunda-feira, dia 21.

Em setembro de 2019, Cabo Jean enviou ao Governador João Dória o Ofício nº 872/2019, pedindo a duplicação da Lívio Tagliassachi, após receber da Polícia Rodoviária, informações relacionadas a acidentes ocorridos nela entre 1º de janeiro de 2015 e 09 de julho de 2020,  quando foram relacionadas 177 acidentes, com um total de 157 vítimas entre leves, graves e fatais, das quais 16 faleceram imediatamente e algumas, depois do socorro, em razão da gravidade dos ferimentos acabaram falecendo nos hospitais da região. “As principais causas de acidentes são negligência, imperícia e imprudência, somadas às condições de conservação e manutenção da via, mas certamente, aquela estrada recapeada oferece muito maior risco à vida do que se ela for duplicada, e é isso o que todos os motoristas que transitam pelo acesso diariamente querem, segurança e garantia de que voltarão para casa vivos”, fala.

O Programa Estrada Asfaltada, é uma iniciativa do Governo do Estado, que prevê recapear a Estrada da Aeronáutica (SPA 050/270), a Rodovia Quintino de Lima (SPA 060/270) e a Rodovia Lívio Tagliassachi (SP 053/280), através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão responsável pela manutenção de todas elas. Ao todo, o Governo Estadual divulgou que investirá R$1,7 bilhão em mais de 150 obras que revitalizarão 2.300 quilômetros de estradas, em 196 cidades do interior, entre elas São Roque.

“Tem sido rotineiro deste Prefeito usar obra que não é dele para se promover, como neste caso usando três obras que serão realizadas pelo Governo do Estado e, pior ainda, não ter reivindicado a duplicação da Rodovia Lívio Tagliassachi que ele, enquanto era Vereador, participou em março de 2019 de uma manifestação pela duplicação da via, na qual foram pregadas cruzes em diversos pontos da estrada para impressionar a mídia e as autoridades, como provam notícias publicadas na imprensa; e em outubro de 2019, ele também divulgou a  notícia que protocolou uma Representação no Ministério Público, pedindo efetivamente a duplicação da Rodovia, juntamente de um dossiê com notícias divulgadas na mídia, dados estatísticos e solicitações, produzidas pela Câmara Municipal nos anos anteriores. Agora, é esse mesmo ex-Vereador que aceita, e se apropria da futura obra do Governo do Estado, que nada mais é do que um ‘cala a boca’ nele, já que se a rodovia for recapeada não precisa ser duplicada, é mais rápido e barato, mas não é aquilo que ele sempre defendeu, nem aquilo que eu continuo defendendo e cobrando!”, diz Jean.

Estrada da Aeronáutica e Rodovia Quintino de Lima também serão recuperadas e revitalizadas pelo Governo do Estado

Durante sua trajetória como Vereador, Cabo Jean também já cobrou diversas vezes o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para a recuperação da Estrada da Aeronáutica, chegando a pedir em fevereiro deste ano a municipalização da mesma que, à época já se encontrava em péssimo estado de conservação, como continua até hoje. A referida via, também foi incluída no Programa Estrada Asfaltada, do Governo do Estado, e deve ser recapeada, embora ainda não haja definição para a data de início das obras.

“Fiquei muito feliz em saber que o Governo do Estado finalmente recuperará a Estrada da Aeronáutica, que atualmente tem sido motivo de muitos transtornos aos moradores dos bairros no seu entorno, tamanho o descaso do DER, órgão que desde 2017 venho cobrando providências para a manutenção, com o objetivo de oferecer condições mínimas de trafegabilidade de pessoas e veículos. Ainda que a estrada esteja com previsão de recuperação, continuarei cobrando o Governo Municipal da instalação de iluminação pública em toda a via, aquela população precisa de mais segurança”, explica.

Já na Rodovia Quintino de Lima, Cabo Jean entende a melhoria, porém vê pouca necessidade de recapeamento, já que a estrada apresenta boas condições quase que em sua totalidade, mas vê a necessidade do serviço de conservação constante. “O Prefeito poderia intervir para que fosse construída uma passarela na altura do quilômetro seis, onde a Rodovia corta o bairro Campininha, deixando os moradores da Campininha de Baixo quase que isolados, principalmente em épocas de chuva, uma vez que existe a limitação e o perigo oferecido pela via férrea e pela passagem de trens. Uma passarela traria mais segurança e autonomia para os moradores da região, e seria imprescindível que fosse incluída nessa obra que o Governo do Estado pretende fazer, mas duvido que o Prefeito tenha pensado nisso, que tenha lembrado daquela população que ele sempre dizia defender, e que precisa urgentemente de uma passarela para se locomover”, finaliza.