Cabo Jean cobra retorno urgente das ambulâncias para transferência de pacientes da Santa Casa

Durante Sessão Ordinária da última segunda-feira, 26, realizada na Câmara Municipal de São Roque, o Vereador Cabo Jean fez duras críticas quanto ao serviço de ambulância que deveria estar à disposição diretamente na Santa Casa aos munícipes que necessitem de transferências para outros hospitais da região.

O motivo da vez, foi após o Vereador ter recebido uma ligação de um munícipe, morador do bairro do Saboó, o qual na oportunidade implorava ajuda pelo telefone, informando que havia sido picado por uma cobra cascavel e que chegou na Santa Casa as 16h, necessitando ser transferido. Ele estava aguardando uma ambulância já há mais quatro horas para ser levado até o hospital Regional de Sorocaba, pedindo assim ajuda para não deixar ele morrer, tamanha eram as dores que estava sentindo devido aos efeitos do veneno. “Ao tomar conhecimento da situação pelo próprio paciente através de uma ligação, imediatamente comuniquei o que estava acontecendo para a Diretora de Saúde do município, para que as medidas cabíveis urgentes fossem tomadas, inclusive mencionei que já não era a primeira vez que munícipes reclamaram para mim da falta e demora de ambulâncias para realizarem transferências. É inadmissível que hoje com tanto dinheiro sobrando, a Prefeitura permita que o serviço ofertado seja inferior ao que já existia antes, e em um caso como esse, o paciente teve que aguardar mais de cinco horas e meia para ser levado a outro município e assim receber um tratamento específico”, lamenta.

O Parlamentar explica que o município de São Roque disponibilizava até a gestão passada, duas ambulâncias, sendo uma delas UTI, ambas com motoristas 24h à disposição da Santa Casa. “Além destas duas ambulâncias, a Santa Casa possuía um contrato de prestação de serviço para remoção de pacientes que contavam com ambulâncias UTI e tripulação (médicos e enfermeiros) para transferências que necessitam de maiores cuidados. É inaceitável o retrocesso do serviço ofertado, este homem poderia ter realmente perdido a sua vida por causa da demora na aplicação do soro antiofídico e clamo a Deus que ele não apresente sequelas do atendimento tardio a ele disponibilizado, devido a ter ficado por muito tempo com o veneno da cobra agindo no seu corpo”, afirma.

Cabo Jean ressalta que as ambulâncias que ficavam na Santa Casa eram do Departamento de Saúde, assim como os seus motoristas do setor de transporte ambulatorial de pacientes e não do setor do serviço de resgate municipal, que atende a população através do telefone 192.

Infelizmente essa não é a primeira vez que o Vereador descreve uma situação de demora para transferir um paciente da Santa Casa para outro hospital da região, onde no mês passado o próprio Parlamentar já havia relatado o ocorrido com um adolescente que veio a perder um dos seus testículos por causa da sua transferência, após ter dado entrada na Santa Casa e ter tido a sua vaga CROSS liberada.

Diante do ocorrido, Cabo Jean cobra uma providência urgente por parte do Poder Público Municipal, bem como da CEJAM, para que este serviço esteja novamente disponível à população. “Só vejo quererem falar bem dessa CEJAM para justificar um repasse de mais de R$40 milhões por ano e escondem o que de fato acontece com a nossa população, ou seja, a parte mais importante de tudo e de todos. Se isso é boa gestão, imagine se tivermos uma má gestão? Já não basta o paciente ter que aguardar a liberação de vaga CROSS que já não é algo simples e rápido, muitas vezes demorando horas e dias, agora necessita ter que esperar mais três, quatro, cinco horas uma ambulância para ser transferido, uma vez que antes a população já tinha essas ambulâncias a disposição na própria Santa Casa”, ressalta.

Cabo Jean enfatiza que quando faz cobranças por melhorias, alguns querem distorcer os fatos alegando que ele é um político chato e implicante. “Não estou Vereador para agradar Prefeito ou Governo, mas sim para ajudar a população. Ressalto que vou continuar expondo os erros desta Gestão e relatar o que a nossa população vem passando. Ninguém está fazendo um favor ou tão pouco trabalhando de graça, então deve ser ofertado o melhor para quem precisa, afinal, dinheiro não falta, pelo contrário, está sobrando”, finaliza.