Vereador Alexandre Pierroni comenta sobre a Campanha Nacional de Vacinação

Neste sábado, dia 15 de fevereiro de 2020, será o “Dia D”, onde todos os postos de saúde do município de São Roque, incluindo a Vigilância Epidemiológica, localizada perto da Praça da República, estarão abertos das 08h às 17h em virtude da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

O Vereador Alexandre Pierroni explica que a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é uma iniciativa do Ministério da Saúde e em São Roque os postos de saúde também realizarão a Campanha de Multivacinação, para atualização das cadernetas de vacinação de jovens e adultos. “Estamos mobilizando toda a população são-roquense para se dirigir ao Posto de Saúde mais perto de sua residência, munidos da carteira de vacinação e do cartão do SUS para avaliação da equipe se há necessidade de receber alguma dose de vacina ou não. O que pedimos é o comparecimento de todos, tendo em vista que a vacina é a principal alternativa para a prevenção de várias doenças”, informa.

De acordo com informações levantadas pelo Vereador Alexandre Pierroni, que também é membro da Comissão Permanente de Saúde na Câmara Municipal, em virtude do avanço do sarampo no Brasil, no ano passado, o Ministério da Saúde resolveu viabilizar a Campanha que será feita de forma seletiva, sendo efetuada a avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente.  “ A campanha é para todos, mas principalmente as crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias) de idade; toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 para atualização da situação vacinal que procurarem os serviços de vacinação (demanda espontânea) e também será fornecida a vacina de febre amarela (atenuada) para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal (de acordo com informe técnico vacinal, levando em consideração as contra indicações).Atenção para as crianças com 4, 5, 6 e 7 anos (nascidas a partir de 2013) que não receberam a dose de reforço. Nesta campanha, os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de controle dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, diz o comunicado.