População reclama da demora no atendimento da Farmácia Municipal e Vereador Cabo Jean pede ao Executivo e ao Diretor de Saúde mais funcionários para o setor

Na terça-feira, dia 15, o Vereador Cabo Jean esteve no Centro de Saúde II – Dr. José Carvalho de Brito, para verificar a sobrecarga de pessoas que aguardam pelo atendimento na Farmácia Municipal.

Nos últimos dias, Cabo Jean tem recebido uma série de reclamações de pacientes, em sua maioria idosos ou que possuem algum problema de saúde, quanto ao tempo de espera que gira em torno de mais de uma hora, causando assim um desgaste muito grande para quem precisa ficar na fila. “Todos os meses, o Estado define um período de 10 dias para a entrega dos medicamentos de alto custo, neste mês o calendário informa que isso ocorre do dia 11 até o próximo dia 22. São cerca de 1300 cadastros ativos que retiram o remédio de alto custo na Farmácia Municipal. Atualmente existem seis guichês para atendimento, sendo três somente para entrega dos medicamentos de alto custo e os outros três para a retirada de medicamentos normais e rotineiros na unidade”, comenta.

Cabo Jean afirma que faltam servidores para atender aos munícipes, pois dos quatro funcionários afastados ligados a Farmácia Municipal, três são por Covid-19. “Protocolei um Ofício ao Prefeito e ao Diretor de Saúde para que reestruture a Farmácia Municipal e consequentemente coloquem mais pessoas para atender aos usuários, principalmente nestes dias de entrega de medicamentos de alto custo. O que não pode é deixar um idoso ou uma pessoa com alguma comorbidade aguardar por mais de uma hora, especialmente neste período em que a pandemia ainda não acabou”, diz.

Na semana passada, o Parlamentar encaminhou ao Poder Executivo a Indicação nº 50/2022, reivindicando a instalação de uma Farmácia Municipal no novo Pronto Atendimento Geral, pertencente e de total responsabilidade da Prefeitura, o qual atende a população no prédio recém reformado e com funcionamento ao lado da Santa Casa. “O município cresceu e comporta mais uma Farmácia Municipal 24 horas, e para melhor atender a população, não existe lugar mais apropriado do que dentro do Pronto Atendimento Geral existente ao lado da Santa Casa. Isso ajudaria minimizar a demanda dentro da Farmácia do CS II e consequentemente beneficiaria os munícipes de regiões mais afastadas, bem como aqueles que usam o local aos finais de semana, pois já sairiam com o remédio em mãos para o tratamento”, finaliza.