Merecida homenagem ao Corpo de Bombeiros de São Roque

Na Sessão da Câmara dos Vereadores da última segunda-feira, 27 de março, tive o prazer de homenagear o Corpo de Bombeiros de São Roque pela passagem do seu 18° Aniversário de atuação na cidade e na região, através de Moção de Congratulações, aprovada por unanimidade pela Casa de Leis.

Fundado em 13 de março de 1999, o Posto do Corpo de Bombeiros de São Roque completa 18 anos de relevantes serviços prestados aos municípios de São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna e Araçariguama, sempre levando a cabo sua missão de proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio da sociedade.

O Corpo de Bombeiros de São Roque apresenta palestras educacionais; desenvolve o Programa “Bombeiro Mirim”; e, desde 2012, o curso de instrução de manejo e captura de animais selvagens, que faz parte do “Curso de Salvamento Terrestre”.

Quero aproveitar a passagem da data para deixar registrada minha homenagem aos bombeiros de nossa cidade.O alto apreço que toda a população brasileira tem pelos que abraçam essa profissão se manifesta de diferentes formas. Uma das mais tocantes é a admiração das crianças. Não são poucos os meninos que dizem com brilho nos olhos que sonham em ser bombeiros. Conduzir o caminhão vermelho, enfrentar o perigo, salvar pessoas e encerrar uma missão como herói: as crianças imaginam tudo como se fosse bem mais fácil do que na verdade é, mas não se pode negar que essa sequência de ações pode mesmo ser a descrição perfeita de alguns dias na vida de um bombeiro.

Em verdade, a admiração de toda a população se manifesta de maneira objetiva: segundo sucessivas pesquisas do Ibope, os Corpos de Bombeiros são a instituição mais confiável do nosso país, aos olhos do brasileiro. Desde 2009, são eles que atingem a maior pontuação no Índice de Confiança Social, ficando à frente até das igrejas e das Forças Armadas, que são segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Tamanho reconhecimento nada tem de exagerado; ele é justíssimo, pois não é mentira que um bombeiro às vezes se vê obrigado a arriscar a própria vida em benefício de um desconhecido. Mesmo quando não se vê diante dessa escolha extrema, seu papel não é menos meritório. Sua chegada rápida ao local de um sinistro e sua ação competente no resgate podem ser, e com frequência são, a salvação das vítimas. Não são poucos os brasileiros que devem a própria vida àqueles que são chamados “soldados do fogo”, mas que na verdade também atuam em inundações, acidentes e emergências de todo tipo.

É sobretudo em nome dessas muitas vidas já salvas que nos sentimos obrigados a homenagear e agradecer aos bombeiros de nossa cidade. Desde o primeiro decreto regulamentando o então chamado “serviço de extinção de incêndios”, assinado pelo Imperador D. Pedro II em 1856, já se contam 161 anos. Mas quem poderá contar quantas famílias continuaram inteiras, quanto pranto foi evitado, quantos sorrisos de alívio foram produzidos nesse período?

Toda homenagem é pouca diante de tamanha dívida. Só nos resta congratular os bombeiros todos os dias. Parabéns a todos!

Alexandre Pierroni é Veterinário há 20 anos em São Roque, Vereador e Secretário da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Câmara Municipal.