Lixeiras do município estão deterioradas e Vereador Cabo Jean reivindica substituição

Através do Ofício Vereador nº 274/2023, destinado ao Chefe do Poder Executivo, Cabo Jean está cobrando a substituição de todas as lixeiras existentes na região central, nos Bairros e Distritos, nas Praças e nos pontos de ônibus do município de São Roque.

O Vereador Cabo Jean comenta que a grande maioria das lixeiras são antigas e totalmente deterioradas, as quais estão praticamente sem condições de uso, a ponto de não terem nem mesmo fundo para armazenar o lixo descartado pelas pessoas. Esse lixo acaba caindo no chão e atraindo roedores para o local, além disso, pode-se conter recipientes acumuladores de água que servem de criadouros para o mosquito da dengue. “A substituição das lixeiras também é uma questão de saúde pública. Infelizmente vemos muitos locais com materiais descartados no chão porque as lixeiras estão danificadas, contribuindo para uma visão desagradável para a nossa população, principalmente pelo fato do nosso município ser uma Estância Turística e receber uma quantidade considerável de turistas. Além disso, há poucas lixeiras instaladas, portanto, reivindico também a instalação de mais espaços para armazenamento de lixo, tanto no centro, quanto nos Bairros. Um exemplo é a Av. Bandeirantes, a qual possui uma área de lazer, recebe a feira duas vezes na semana, e aos domingos é fechada para o projeto manhã de lazer, e não possui cinco lixeiras disponíveis e as que lá existem estão danificadas”, fala.

Nesta última semana, o Vereador Cabo Jean fez um levantamento sobre as condições de algumas lixeiras e registrou com fotos o estado precário em que elas se encontram. “Para se ter uma ideia, existem no município, principalmente na região central e próximo aos pontos de ônibus, diversas lixeiras instaladas pela ex-prestadora de serviço de coleta de lixo EPPO, a qual foi contratada durante o governo municipal da gestão 2012-2016. A nossa cidade merece uma boa imagem, uma aparência verdadeira de uma Estância Turística, de uma cidade atraente, de uma cidade bonita, uma cidade agradável, uma cidade modelo, e por isso a necessidade da substituição o mais rápido possível dessas lixeiras que atualmente traz uma imagem negativa e que não parece ser cuidada como deveria”, diz.

O Parlamentar ressalta que lixeira é um item essencial que a população utiliza todos os dias, assim como os banheiros públicos. “Não adianta termos, daqui um tempo, a Praça da Matriz totalmente revitalizada e outras áreas abandonadas, como é o caso do Largo dos Mendes e Terminal Rodoviário. Outro ponto que gostaria de mencionar é a falta de banheiros públicos, pois já temos poucos e os que estão à disposição dos munícipes não comportam a demanda”, fala.