Integrantes da Procuradoria Especial da Mulher visitam instalações da Delegacia da Mulher

Na quarta-feira, dia 20 de abril, as integrantes da Procuradoria Especial da Mulher, instituída na Câmara Municipal de São Roque, visitaram as instalações da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, situada no mesmo prédio que a Delegacia de Polícia, na rua Quirino Capuzzo.

Participaram da visita a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso (Presidente), Scarlat Varanda (Vice-Presidente) e Adriana Higachi (Secretária). “O objetivo da visita foi conhecer a Sala Lilás -DDM 24h, inaugurada em março deste ano, cuja finalidade é proporcionar um atendimento humanizado e privativo às vítimas de violência doméstica e sexual. Conhecemos também a sala utilizada pelas atendentes da Delegacia da Mulher, que serve de apoio para a parte burocrática. A ideia é somar esforços, para que num futuro próximo, a Delegacia da Mulher tenha um espaço somente dela no município, com entrada exclusiva, por enquanto é necessário reconhecer que a implantação dessa Sala-Lilás já é um avanço, tendo em vista que após a sua instalação, as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual podem registrar as ocorrências e ter atendimento virtual 24h por dia e não mais até às 18h”, diz a Presidente da Procuradoria Especial da Mulher.

Dra. Cláudia Pedroso explica que atualmente existe ainda a possibilidade de a vítima fazer o registro on line da ocorrência, através do site  https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home, facilitando assim a comunicação do crime. “Fomos informadas de que aproximadamente 60 ocorrências são registradas mensalmente na DDM, das quais em torno de 30 pedem medidas protetivas. Um número alto que lamentavelmente afeta inúmeras famílias no nosso município. Por isso, faz-se necessário que cada vez mais o Poder Público interfira e crie políticas públicas para coibir o aumento de violência doméstica e sexual, além de punir o agressor”, fala a Vereadora.

Na oportunidade, a Vereadora Dra. Cláudia Pedroso parabenizou e enalteceu o trabalho da equipe que compõe a Delegacia da Mulher. “Agradecemos a recepção do escrivão chefe Anderson Góes, da escrivã Rafaele Moreira e da Guarda Municipal Alexandra Vanessa Ferreira. Parabenizamos pelo trabalho junto às nossas mulheres que tanto precisam desse acolhimento e de orientação num momento tão frágil e delicado. Agradecemos também aos Delegados de Polícia de São Roque Dr. Marcelo Sampaio Pontes (Delegado Titular) e Dr. Marcelo Apolinário da Silva (Delegado Assistente) pela parceria”, finaliza a Parlamentar.