Comissão de Educação fiscaliza volta às aulas

A Comissão Permanente de Educação, instituída na Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque está visitando as escolas municipais para verificar a real situação da volta às aulas. As visitas ocorrem com a participação dos Vereadores Paulo Juventude (Presidente), Alexandre Pierroni (Vice-Presidente) e Diego Costa (Secretário).

Elas são agendadas com antecedência pela Comissão através do envio de Ofícios para a Direção de cada unidade escolar e também para o Departamento de Educação, e tem por objetivo avaliar a estrutura predial da escola, inclusive com as vistorias das manutenções realizadas pela empresa contratada por meio da Prefeitura, entrega do Kit Escolar, protocolos sanitários em relação a Covid-19 e presença de cuidadores e qualidade do ensino junto às crianças com deficiências, inseridas no ensino regular. Os Vereadores também estão analisando as cozinhas para verificarem a qualidade dos produtos, a limpeza e outras questões relacionadas à vigilância sanitária.

Os Vereadores, membros da Comissão Permanente de Educação, enfatizam que as diligências acontecem porque a Administração Municipal está barrando as informações solicitadas por eles. “Enquanto Vereadores, fomos impedidos de entrarmos em algumas escolas municipais, além disso, a Prefeitura está respondendo os Requerimentos sobre a volta às aulas de maneira imprecisa e em alguns momentos mentirosa. Porém, diariamente somos cobrados por professores e pais de alunos quanto ao ensino público municipal. Infelizmente o Executivo está tentando interromper o nosso trabalho, que é o de fiscalização. Já encontramos diversos recipientes de álcool gel quebrados e muitos relatos de vazamentos nos telhados. A Comissão Permanente prossegue efetuando as visitas e ao final será elaborado um relatório, contendo todos os detalhes e de como se encontra cada escola. Futuramente, a Comissão se reunirá para definir se o relatório deverá ser encaminhado para outro órgão, como por exemplo, o Ministério Público”, informam.

No dia 08 de março, a Comissão Permanente esteve na EMEF Prof. Tibério Justo da Silva, em Maylasky, e na EMEF Sonia Maria Abreu Ghilardi, no Distrito de São João Novo. Nesta semana, a Comissão realizou diligências na EMEI Adelina de Castro Boccato, na Vila Nova, e na EMEF Prof.ª. Iracema Villaça, no Jardim Villaça.

O Presidente da Comissão Permanente de Educação, Vereador Paulo Juventude, comentou em tribuna que o Departamento de Educação vem descumprindo diversos artigos da Lei Municipal nº 5.285 de 2021, entre as quais, a máscara distribuída aos profissionais de educação está incoerente com a Lei, não foi feita nenhuma reforma para ampliação da ventilação das salas de aula e nem adequações nos sanitários. Não foi fornecido nenhum treinamento aos profissionais da educação e sim replicada algumas informações repassadas aos gestores de cada unidade escolar.