Cabo Jean condena possibilidade de Lockdown em São Roque

Através das suas redes sociais, o Vereador Cabo Jean se manifestou contrário ao Lockdown, que é versão mais rígida do distanciamento social.

Cabo Jean esclarece que é inegável que o distanciamento social pode e contribui contra esse vírus, isso é inquestionável, mas isso depende da cultura do povo. “Falar em Lockdown e não haver uma participação maciça e cooperação de todos, é a mesma coisa que incentivar inúmeras pessoas ao suicídio. Acredito que mencionar tal medida após um ano de pandemia é um absurdo, porque as pessoas estão desesperadas, imagine aquelas que não tem condições de sobreviver sem renda”, desabafa.

Para Cabo Jean, mencionar que o Lockdown em Araraquara resolveu e diminuiu a situação é no mínimo questionável. “No período de 01/01 a 21/01/2021 (dia do início do Lockdown), o município de Araraquara tinha registrado 5.083 casos confirmados e 79 óbitos. Pois bem, considerando 10 dias de Lockdown (até 03/03) e outros 15 dias que em média os pacientes de UTI permanecem internados, ou seja, a partir de 18/03 até o dia de ontem 07/04 (em 20 dias), o município de Araraquara registrou 1371 novos casos e 37 óbitos. Antes da determinação, em 52 dias, foram 79 óbitos (média de 1,5 por dia) e 5083 novos casos (média de 98 casos/dia). Após o Lockdown, em 20 dias foram 37 óbitos (1,85 por dia) e 1371 casos (68,5 casos/dia).Moral da história, em 21/02, o município de Araraquara nos 52 primeiros dias do ano tinha 64 leitos de UTI e 63 deles ocupados (98%). Se Araraquara tivesse os mesmos 94 leitos em 21/02, a ocupação seria de 67%, ou seja, fizeram Lockdown e ampliaram 30 leitos de UTI, sendo assim com certeza o número e a porcentagem de ocupação iriam cair”, esclarece.

Segundo ainda o Parlamentar, o Brasil não tem estrutura para fazer Lockdown, a cidade de São Roque não tem estrutura para fazer Lockdown. “Sou totalmente CONTRA um absurdo desse em nossa cidade, e se porventura o Prefeito tomar uma decisão nesse sentido, será uma catástrofe, porque São Roque não merece mais esse sofrimento”, alega.