Cabo Jean comemora mais um importante avanço na segurança do município com implantação do sistema de monitoramento Detecta

O Vereador Cabo Jean participou com o Prefeito de São Roque, Claudio Góes, e o Diretor de Tecnologia da Prefeitura, Isaías Gomes do Santos, de uma reunião realizada na última terça-feira, dia 02, na Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a pauta foi para tratar da adesão ao sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo, chamado de Detecta. O encontro contou com a presença de Policiais Militares que realizam a Gestão Operacional do Detecta, representantes da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e Infoseg-  rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil.

Segundo Cabo Jean o encontro foi positivo, pois ficou definido que o município de São Roque será mais um a aderir ao sistema, através de convênio com o Estado. “Este dispositivo só existe em 82 dos 645 municípios do Estado de São Paulo e em breve a nossa cidade será mais uma contemplada, aguardando agora somente os trâmites burocráticos de formalização”, fala.

Cabo Jean vem se esforçando junto ao Executivo para que ainda neste ano sejam instaladas câmeras pelo menos nas entradas do município. “Esse monitoramento trabalhará juntamente com o Detecta, porque ele é um sistema que integra informações armazenadas, casando com os bancos de dados das polícias paulistas, tais como registros de ocorrências, dados do Detran, entre outros. Por exemplo, se entrar em São Roque um veículo com registro de furto ou roubo, automaticamente já dispara um alerta nas viaturas da Polícia Militar que poderão agir com mais eficácia”, diz.

A ideia é de que sejam instalados monitores na Guarda Municipal para que os profissionais da área de segurança também realizem o acompanhamento de algumas câmeras.